Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 @ 07:30

Panorama: Audiência de rádio segue avançando em São Paulo. Band FM e Alpha FM disparam

São Paulo - 89 FM A Rádio Rock retorna ao top 3. Nativa FM, Antena 1 e Transcontinental apresentam avanços expressivos em seus índices

Publicidade

O momento continua positivo para o rádio de São Paulo quando o assunto é audiência. A maioria das FMs medidas na pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media apresentou crescimento em seus índices, isso na comparação com as pesquisas anteriores. O atual volume de ouvintes no universo FM+WEB  é superior a todos os índices registrados desde o início de 2020 e também no segundo semestre de 2019. E o teto da pesquisa atingiu o seu maior patamar desde setembro de 2018. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2020):

adstexto

Dispararam

A Band FM 96.1 (popular/hits) registrou o seu terceiro avanço consecutivo na medição de audiência, sendo que os dois últimos foram crescimentos mais expressivos. Isso ampliou de forma significativa a liderança geral da Band FM, mantida pela rádio há mais de cinco anos, além de elevar o teto da medição para um patamar que não era visto desde o trimestre junho a agosto de 2018 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Band FM também ampliou a sua média em outros filtros, se aproximando dos 210 mil ouvintes por minuto no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Outra emissora que apresentou um forte avanço em sua média foi a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo). O crescimento no índice da FM a posicionou de forma isolada na segunda colocação geral nos principais períodos da pesquisa. Outro detalhe importante é o fato da média de audiência atual ser a maior a ser registrada pela Alpha FM desde a virada entre 2018 e 2019.

Avanços e disputas entre o top 3 e top 5

A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) apresentou uma forte variação em sua média de audiência e foi reposicionada na terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que é acompanhada de muito perto pela Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) nesse filtro (FM que vem de avanços significativos nas pesquisas anteriores).

Também entre os principais destaques da medição, a Nativa FM 95.3 (popular) continua com sua trajetória positiva na medição de audiência, o que a posicionou na terceira colocação geral em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), além de estar mais próxima da 89 e da 105 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo/esportes) também avançou em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros gerais. Na medição comercial (segunda à sexta-feira) a 100.9 FM pula para a quinta colocação geral, período que contou com um avanço mais significativo em seus números na comparação com a pesquisa anterior

Também estão entre os principais destaques da atual medição os números registrados pelas rádios Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits). As duas FMs apresentaram avanços significativos em suas médias e estão diminuindo a distância que as separam do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Transcontinental FM vem de uma sequência bem positiva em seus números já nas últimas atualizações da pesquisa.

Mais destaques e disputas pelo top 10

Com novas variações positivas, as rádios Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) aparecem na sequência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), completando o top 10 nesse período. As duas estações estão com volumes de audiência superiores aos índices registrados no início do período da pandemia do novo coronavírus.

A BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) apresentou mais um avanço significativo em seus números e cravou uma de suas melhores marcas de audiência em São Paulo. A rádio está colada no top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em filtros comerciais (segunda à sexta-feira).

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) também aparece com uma média superior aos números pré-pandemia, sendo acompanhada de perto pela NovaBrasil FM 89.7 (adulta/nacional, estação que ampliou sua média de audiência na atual medição).

Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cravando índices muito próximos e com todas elas apresentando avanços em suas médias. A Rádio Disney foi quem apresentou a maior variação positiva entre essas FMs, seguida pela Mix.

Outra emissora que segue evoluindo na medição em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes), FM que vem de uma restruturação recente em sua grade de programação.

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Veja também:
> Panorama: Em tempos de pandemia, audiência de rádio em São Paulo segue crescendo
> Panorama: Líderes em alcance no FM de São Paulo continuam ampliando seus números

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23938-panorama-audiencia-de-radio-segue-avancando-em-sao-paulo-band-fm-e-alpha-fm-disparam