Segunda-Feira, 17 de Agosto de 2020 @ 15:09

Coronavírus: Levantamento da Kantar Ibope Media mostra que quarentena impactou rotina de ouvintes de Rádio

São Paulo – Com o isolamento social, ouvintes mudaram horários em que estão sintonizados no Rádio

Publicidade

A Kantar Ibope Media divulgou um levantamento nesta segunda-feira (17) que mostra que o período de quarentena devido a pandemia do coronavírus impactou a rotina das pessoas. A pesquisou constatou que houve adesão às videochamadas, distração por meio de atividades dentro de casa como jardinagem ou esportes, aumento do uso do delivery entre outros hábitos. O destaque fica para a mudança de horários e locais em que as pessoas passaram a consumir o Rádio.

adstexto

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope Media, com a pandemia da covid-19, cerca de 80% das pessoas ficaram predominantemente em casa, e isso impactou diretamente a rotina de todos. Entre as alterações de rotina que foram destacadas, os pesquisados disseram que estão se levantando mais tarde. Com isso, as pessoas que estão saindo de casa de carro por algum motivo, estão fazendo isso mais tarde também.

Essas novas atitudes também impactaram na audiência do rádio. Como as pessoas estão levantando mais tarde, o aumento de audiência passou a ser percebido a partir do meio da manhã e não mais no início da manhã, como era tradicionalmente.

Outra medida que também foi relatada pela pesquisa do Kantar Ibope Media foi que a audiência nos carros também sofreu mudanças. Como as pessoas começaram a sair de casa um pouco mais tarde, os ouvintes passaram a ouvir rádio também do meio para o fim da manhã.

Por outro lado, a alteração do pico de audiência também foi percebida no período da tarde. Como o trânsito nas grandes cidades diminuiu, o crescimento da audiência no meio Rádio no fim de tarde está começando um pouco mais cedo.

Esses resultados divulgados pelo Kantar Ibope Media devem mexer no planejamento das emissoras pela busca do maior número de ouvintes. Abre também a possibilidade de alterações nas grades das rádios que realizam seus planejamentos de acordo com as tendências de aumento na procura pelas rádios.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países 
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23980-coronavirus-levantamento-da-kantar-ibope-media-mostra-que-quarentena-impactou-rotina-de-ouvintes-de-radio