Quinta-Feira, 20 de Agosto de 2020 @ 13:02

Tendências | Apple amplia serviço de streaming no formato de rádio ao anunciar novas estações dentro da Apple Music

São Paulo - Além da Apple Music 1, duas novas estações serão lançadas e contempla formados hits e country. Serviços estão disponíveis através da Apple Music, acessíveis em 165 países

Publicidade

A Apple anunciou nesta semana em Cupertino, na Califórnia, duas novas ofertas de rádio global ao vivo no Apple Music. A já conhecida rádio Beats 1 foi renomeada para Apple Music 1, e duas estações de rádio adicionais serão lançadas, sendo uma voltada ao formato hits e a outra ao country. Os serviços estão disponíveis iPhone, iPad, iPod, CarPlay, Apple Watch, Apple TV, Mac, HomePod e na página da Apple Music, na internet. A Apple tem apostado no formato de rádio para o seu serviço de streaming de música e podcasts e também tem utilizado rádios AM/FM para impulsionar seus produtos nos Estados Unidos.

adstexto

Na última terça-feira (18) a Apple anunciou o lançamento de novas estações, as quais contam com apresentadores e uma grade no formato de rádio. Denominadas de Apple Music Hits e Apple Music Country, ambas contam respectivamente com programações voltadas aos formatos hits (incluindo músicas dos anos 80, 90 e 2000) e country. Os serviços são incorporados ao Apple Music e estão disponíveis em 165 países.

Movimentos como o da Apple só reforçam a relevância que um formato de programação de rádio tem com o público, mesclando a execução de músicas com a curadoria por profissionais da área, incluindo a presença de comunicadores no serviço, estes que são considerados como importante influenciadores para o público em geral. A própria Apple também já havia ampliado a oferta de emissoras de rádio em 2019, quando realizou o lançamento da caixa de som inteligente HomePod.

Uma novidade foi a mudança de nome da já conhecida Beats 1. A partir de agora a rádio, que cresceu e se tornou uma das estações de rádio mais ouvidas do mundo (segundo a Apple, pela demanda existente em suas aplicações), passa a ser chamada de Apple Music 1. A emissora oferece diversas opções, incluindo entrevistas aprofundadas com artistas, conteúdos exclusivos e estreias globais.

"Nos últimos cinco anos, se alguma vez houve um momento significativo na cultura musical, o Beats 1 estava lá trazendo a curadoria humana para a vanguarda e atraindo ouvintes com programas exclusivos de algumas das pessoas mais inovadoras, respeitadas e queridas da música", afirma Oliver Schusser, vice-presidente da Apple Music, Beats e International Content. "Agora, o rádio Apple Music oferece uma plataforma global sem paralelo para artistas de todos os gêneros falarem, criarem e compartilharem música com seus fãs, e isso é apenas o começo. Continuaremos a investir em rádio ao vivo e a criar oportunidades para que ouvintes de todo o mundo se conectem com a música que amam", completa o executivo.


Capa do app Apple Music no ambiente iOS, com acesso às estações de rádio / Crédito: Apple

O Apple Music Hits oferece um catálogo com sucessos musicais dos anos 80, 90 e 2000. Além disso, a estação transmite novos programas e conecta a audiência com as histórias por trás das canções mais populares do mundo. O Apple Music Hits será dirigido pelos apresentadores diários Jayde Donovan, Estelle, Lowkey, Jenn Marino, Sabi, Nicole Sky e Natalie Sky, George Stroumboulopoulos ("House of Strombo"), junto com shows especiais de Ari Melber e outros. Os fãs também podem sintonizar para ouvir novos shows exclusivos de artistas como Backstreet Boys, Ciara, Mark Hoppus, Huey Lewis, Alanis Morissette, Snoop Dogg, Meghan Trainor, Shania Twain, entre outros.

Veja também:
Audio Pulse: Apenas um terço dos profissionais de marketing sabem que o rádio é a plataforma líder em alcance
Nativos digitais, mais da metade da Geração Z ouve rádio diariamente nos Estados Unidos
Rádio AM/FM domina o volume de publicidade em áudio nos Estados Unidos. Números rebatem percepção de agências

A segunda rádio lançada se trata da Apple Music Country. A estação oferece uma mistura musical do cenário atual e, ao mesmo tempo, leva até a audiência as estrelas de amanhã e os lembra dos artistas e faixas lendários que moldaram e definiram a música country ao longo do caminho. Fazem parte do projeto os apresentadores diários Kelleigh Bannen, Ty Bentli, Bree, Alecia Davis, Ward Guenther, Nada e Tiera, além de shows semanais de Ashley Eicher e Kelly McCartney. Os ouvintes também podem aproveitar novos shows exclusivos de artistas como Jimmie Allen, Kelsea Ballerini, Dierks Bentley, BRELAND, Luke Bryan, Luke Combs, Morgan Evans, Florida Georgia Line, Pat Green, Willie Jones, Chrissy Metz, Midland, Rissi Palmer, The Shires , Carrie Underwood e Morgan Wallen, ao lado de shows exclusivos de produtores e compositores considerados lendários como Dave Cobb, Jesse Frasure e Luke Laird, e do jornalista Hunter Kelly.

Além dos novos serviços estarem disponíveis no iPhone, iPad, iPod, CarPlay, Apple Watch, Apple TV, Mac, HomePod e na web, através da página da Apple Music, os usuários podem acessar ainda através da assistente virtual Siri, mencionando "Apple Music 1", "Apple Music Hits" ou "Apple Music Country".

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países 
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Apple

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24000-tendencias-apple-amplia-servico-de-streaming-no-formato-de-radio-ao-anunciar-novas-estacoes-dentro-da-apple-music