Quarta-Feira, 02 de Setembro de 2020 @ 17:02

Coronavírus: Relatório aponta que centenas de estações de rádio canadenses correm risco de fechar

São Paulo - O relatório mostrou que as mais vulneráveis são as estações de rádio AM do país. O motivo se deve a queda de receitas publicitárias locais devido a pandemia da covid-19

Publicidade

Um estudo de um grupo de defesa da indústria apontou que até 40 canais de televisão locais e 200 estações de rádio canadenses poderiam ser forçados a fechar nos próximos três anos, conforme as pressões financeiras enfrentadas pelas empresas de mídia se intensifiquem sob a pandemia COVID-19. O relatório mostrou que as mais vulneráveis são as estações de rádio AM do país. Situação contrasta com o bom momento de audiência vivido pelo rádio canadense. Acompanhe:

adstexto

O estudo "A crise na mídia canadense e o futuro da transmissão local" foi encomendado pelo CAB (Canadian Association of Broadcasters), que representa a maioria das emissoras privadas no Canadá, e conduzido pela consultoria independente de economia de mídia baseada em Winnipeg Communications Management Inc. Os dados apontam o risco de fechamento de até 40 canais de televisão locais e 200 estações de rádio canadenses. Pelo fato de muitos anunciantes estarem reduzindo seus gastos com a pandemia, está havendo um declínio nas receitas da indústria de mídia, o que, segundo o relatório, as estações de rádio podem ser as mais atingidas no curto prazo.

Na última quarta-feira (26) a Associação Canadense de Radiodifusores emitiu um relatório onde alertou sobre riscos de fechamentos e cortes generalizados de empregos, já que emissoras privadas de TV e rádio enfrentam uma queda de receita projetada cumulativa de até US $ 1,06 bilhão até o final de 2022. Apenas levando-se em conta emissoras de rádio privadas, as receitas de anúncios devem ficar US $ 383 milhões abaixo do ano passado, disse o relatório.

Relevância do rádio no Canadá

A dificuldade financeira encontrada por algumas emissoras locais contrasta com a real situação do rádio no Canadá, meio que segue relevante para a população local. Para se ter uma ideia, um levantamento divulgado em junho pelo Edison Research e pela Triton Digital apontou que a liderança do rádio entre todas as plataformas de áudio em veículos é maior no Canadá do que nos Estados Unidos.

E o áudio está forte entre os canadenses. Esse mesmo levantamento também apontou que o volume de consumo de áudio digital pelos canadenses é superior ao valor registrado pelo público nos EUA. A pesquisa The Infinite Dial mostrou que 70% dos canadenses afirmaram terem consumido áudio online recentemente, seja um podcast, música ou estação de rádio via streaming. Nos Estados Unidos esse índice ficou em 67%.

Ainda sobre o rádio, outro recorte mostra a resistência do meio: 69% dos canadenses pesquisados disseram que ouviram rádio AM / FM na última semana, com 21% dizendo que ouviram rádio AM / FM online no último mês, dados do The Infinite Dial 2020 Canadá, conhecidos pelo mercado em junho passado.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do portal CityNews 1130 e da Canadian Association of Broadcasters

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24073-coronavirus-relatorio-aponta-que-centenas-de-estacoes-de-radio-canadenses-correm-risco-de-fechar