Segunda-Feira, 14 de Setembro de 2020 @ 11:07

Empresa de transmissores realiza testes em transmissor digital em OC no sistema DRM em Porto Alegre

Porto Alegre – BT Transmitters vai enviar equipamento para testes com o áudio da Rádio Nacional da Amazônia

Publicidade

A empresa BT Transmitters realizou os primeiros testes com um transmissor digital que transmite em Ondas Curtas. A iniciativa ocorreu na sexta-feira (11) e operou no sistema Digital Radio Mondiale (DRM), conjunto de sets de radiodifusão sonora de rádio digital desenvolvido pelo consórcio Digital Rádio Mondiale usando as frequências e concessões outorgadas às transmissões de Amplitude Modulada (AM) e Frequência Modulada (FM) e ondas curtas. O DRM é o padrão de rádio digital terrestre europeu, tecnologia que tem se expandido em diferentes países da Europa e da Ásia. 

adstexto

O equipamento que foi utilizado para o teste operou no sistema Digital Radio Mondiale (DRM), com potência de 2,5 kW e transmitirá na faixa de 25 metros. O sistema DRM oferece som de alta qualidade e também envia imagens, como mapas do tempo, avisos, manchetes, comerciais, nome das músicas recém tocadas e outras informações. 

Segundo informações da empresa, a construção do transmissor DRM é fruto de parceria entre a BT, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a Universidade de Brasília (UnB). No mês passado, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela Rádio Nacional da Amazônia, realizou pregão para compra de 10 transmissores de rádio, entre eles dois de 100 kW para a Nacional da Amazônia, que transmite em ondas curtas e tem grande audiência nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. 

As transmissões em DRM iniciaram em 2003, fruto de um consórcio formado por BBC, Voice of America, Deutsche Welle, Radio France Internationale, NHK, Radio Netherlands, Voice of Nigeria, entre outras, e fabricantes de transmissores e receptores. O DRM usa código aberto e pode ser modificado para se adaptar às condições de cada país. O sistema vem sendo testado e tem se desenvolvido em diversos países. A Índia é o país com maior número de emissoras DRM em ondas médias, curtas e FM.

Veja também:
Com publicidade direcionada e maior dados de audiência, rádio híbrido da Audi chega à América do Norte em 2020
Apesar do avanço do DAB+, rádio analógico em AM e FM tem seu desligamento adiado para 2032 no Reino Unido 
Audiência via plataformas digitais já representa 58,5% do total do meio rádio no Reino Unido. DAB+ ultrapassa o FM analógico 

Com informações de Lucio Haeser para o www.radiolab.blog.br.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24123-empresa-de-transmissores-realiza-testes-em-transmissor-digital-em-oc-no-sistema-drm-em-porto-alegre