Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020 @ 10:47

Panorama: GFM e Piatã FM seguem como os maiores volumes de audiência do FM de Salvador

Salvador - Bahia FM continua no top 3. A Tarde FM tem avançado e se aproxima das três primeiras colocadas

Publicidade

O mercado de rádio de Salvador continua observando a disputa acirrada entre duas FMs de formatos totalmente distintos no topo dos principais períodos de audiência, na pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media. E, no geral, o universo FM viu uma melhora nos índices de audiência das emissoras que concentram os maiores volumes na capital baiana, isso na comparação com o período pré-pandemia do novo coronavírus. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2020):

adstexto

Definição nos detalhes

GFM FM 90.1 (adulto-contemporâneo) e Piatã FM 94.3 (popular/hits) tem definido nos detalhes a liderança geral de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a vantagem agora é da FM de formato adulto, mas a diferença entre as duas concorrentes é mínima, inferior a 1 mil ouvintes por minuto nesse filtro. A GFM amplia sua vantagem em períodos comerciais, como o segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB).

Outro detalhe importante é de que os índices atuais das duas FMs são superiores ao volume registrado entre o último mês pré-pandemia (fevereiro) e o começo do período de maior isolamento (março e abril). 

Na sequência, a Bahia FM 88.7 (popular/hits) segue sozinha na terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com uma média muito próxima daquela que a FM tem registrado desde o início de 2020 (e superior a 2019).

Outro destaque é a aproximação da A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) em relação ao top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora está com uma média bem superior aos índices pré-pandemia.

A Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) completa o top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também não está distante das FMs que aparece à frente nos períodos gerais.

Mais destaques

Rádios como Feliz FM 92.3 (religiosa/gospel), Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop), BandNews FM 99.1 (jornalismo) e NovaBrasil FM 104.7 (adulto/nacional) também são emissoras que registram agora índices superiores ao números vistos no período pré-pandemia, contribuindo diretamente com a alta do meio e completando o top 10 em períodos importantes da medição. 

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20. A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" deve retornar neste mês de setembro, impactando parcialmente a partir da próxima atualização.

Veja também:
> Panorama: Piatã FM segue líder geral de audiência em Salvador, seguida pela GFM. Bahia FM se aproxima

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 21 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24167