Segunda-Feira, 05 de Outubro de 2020 @ 13:11

Zuza Homem de Mello, que faleceu neste domingo, foi responsável por plásticas icônicas no rádio paulistano

São Paulo – Músico foi responsável pela criação de plásticas da Jovem Pan FM e da BandNewsFM por meio da produtora norte-americana JAM

Publicidade

O meio Rádio também está lamentando o falecimento do musicólogo e jornalista brasileiro, Zuza Homem de Mello, que ocorreu neste domingo, aos 87 anos. De acordo com a publicação da família em uma rede social, Zuza morreu em casa enquanto dormia em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

adstexto

Zuza Homem de Mello era jornalista e se especializou na história da música popular brasileira (MPB). Em uma entrevista ao Itaú Cultural em 2015, o músico afirmou que tocava todas as músicas que ouvia na rádio como Luiz Gonzaga, Mario Reis, Ary Barroso. "Eram as músicas que fizeram minha cabeça. A minha grande universidade na música popular era ouvir rádio", contou.

Em 1959, Zuza ingressou na TV Record, onde permaneceu por cerca de dez anos trabalhando como engenheiro de som nos programas de MPB e festivais, além de atuar como booker na contratação de astros internacionais. Entre 1977 e 1988, Zuza concentrou suas atividades no Rádio e na imprensa, produzindo e apresentando programas e fazendo crítica de música popular para o jornal O Estado de S. Paulo, além de outras publicações no Brasil e no exterior.

No Rádio, Zuza Homem de Mello foi o responsável pela criação da icônica plástica da Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. A produção ocorreu nos estúdios da americana JAM. Além da Jovem Pan FM, Zuza também foi o responsável pela criação da identidade artística da BandNews FM 96.9 de São Paulo.

Repercussão

A morte de Zuza Homem de Mello teve grande repercussão nas redes sociais. Profissionais do Rádio, da TV, artistas, produtores, músicos e jornalistas, entre outros, de TV, lamentaram o falecimento do profissional.

O presidente do Grupo Jovem Pan, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, postou em suas redes sociais uma homenagem a Zuza Homem de Mello pela sua participação na Jovem Pan FM. "As primeiras vinhetas da Jovem Pan que foram feitas em Dallas foi o Zuza e eu que fomos fazer, tive o prazer de viajar e conversar com uma das pessoas que mais entendia de musica no Brasil. Bossa Nova, Mpb, Jazz e Musica Americana ninguem conhecia tao profundamente como Zuza. Ele se foi hoje e com ele uma sabedoria que dificilmente vai ser substituida. Fica com Deus Zuza bjs na familia. Seu nome e seu conhecimento ficarao para sempre na historia da musica", escreveu.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24238-zuza-homem-de-mello-que-faleceu-neste-domingo-foi-responsavel-por-plasticas-iconicas-no-radio-paulistano