Quinta-Feira, 08 de Outubro de 2020 @ 07:31

Panorama: Band FM segue sozinha na liderança e Jovem Pan FM avança no top 5. Metropolitana FM cresce e se destaca

São Paulo - Transcontinental FM e Antena 1 também ganham posições. Kiss FM, Rádio Mix FM e Rádio Disney apresentam novas altas de audiência

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo acompanhou nesta quarta-feira (7) mais uma atualização dos dados da audiência FM local. A pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media mostrou que o universo médio de ouvintes teve uma leve redução em relação à medição passada, mas segue com um nível superior à maioria dos resultados vistos no pré-pandemia e durante. E a atualização atual é a primeira a contar com um mês com a pesquisa face to face. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2020):

adstexto

Apenas uma mudança no top 5

Em relação a posições em filtros gerais, há uma estabilidade no mercado de São Paulo. A Band FM 96.1 (popular/hits) segue sozinha na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, condição esta que é mantida há mais de cinco anos pela rádio na capital paulista. Porém há uma maior aproximação um pouco maior entre as três primeiras colocadas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com as medições anteriores.

A Alpha FM 101.7 segue na vice-liderança geral, além da liderança no formato adulto-contemporâneo e com um índice mais elevado do que o registrado no início da pandemia. E é seguida de mais perto pela Nativa FM 95.3 (popular), rádio que avançou para o top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da pesquisa anterior e agora aparece estabilizada nessa colocação de destaque.

A novidade no top 5 ficou por conta da Jovem Pan FM 100.9 (jovem-adulto/pop-jornalismo), única emissora entre as cinco primeiras a apresentar um crescimento em seu índice de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na atual medição. Isso fez com que a Jovem Pan FM avançasse para a quarta colocação neste filtro, posição já ocupada pela rádio desde a pesquisa anterior em períodos comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) segue em destaque ao completar o top 5 nos principais períodos gerais (todos os dias) da pesquisa. 

Sequência no top 10

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) foi um dos principais destaques da atual medição. A rádio apresentou o maior avanço de audiência entre as dez primeiras colocadas, o que fez com que a rádio avançasse duas colocações em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Após ficar vários meses estável em décimo geral, a Metropolitana FM pula para a oitava colocação.

Antes, a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) aparece posicionada mais próxima do top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida no ranking pela Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo, rádio que também ganhou uma posição na comparação com a medição passada). Já em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) a Transcontinental pula para o top 5.

As populares Gazeta FM 88.1 (que aparecem muito próxima da Metropolitana no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e 105 FM 105.1 completam o top 5 nos filtros gerais.

Mais destaques

A sequência do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com emissoras que mantiveram a tendência de alta vista em seus números nas pesquisas anteriores. A NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) elevou novamente o seu índice, sendo agora seguida pelas rádios Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e Rádio Mix FM 106.3 (jovem-adulto/pop). Essas duas FMs cravaram altas significativas em seus números.

BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits, rádio que segue crescendo em audiência) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), próximas dessa sequência que está colada no top 10.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) segue estável nos filtros gerais.

O mercado de São Paulo também observa o forte avanço visto nos números da Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes), emissora que passa a colher os frutos do investimento em sua nova grade de programação e cravou a sua melhor marca de audiência na comparação com as últimas pesquisas.

Outra emissora que também apresentou boa evolução no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais foi a Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes), rádio que já vem de alta na pesquisa anterior.

A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face”. Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando parcialmente nesta atualização.

Veja também:
> Panorama: Nativa FM aparece no top 3. Band FM segue líder e Jovem Pan FM avança em São Paulo
> Panorama: São Paulo registra 18 FMs com marcas superiores a 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias
> Rádio é ouvido por 78% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisas pela Kantar Ibope Media, diz Inside Radio 2020

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24257-panorama-band-fm-segue-sozinha-na-lideranca-e-jovem-pan-fm-avanca-no-top-5-metropolitana-fm-cresce-e-se-destaca