Sexta-Feira, 09 de Outubro de 2020 @ 17:05

Guia com diretrizes para regulamentação do teletrabalho entre jornalistas é lançado pela Federação internacional

São Paulo - O material contém orientações para serem discutidas e ajustadas entre governos e sindicatos nacionais e locais, criando uma regulação para o teletrabalho

Publicidade

Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus e que fez aumentar os trabalhos em sistema de home office, a FIJ (Federação Internacional de Jornalistas) lançou um guia de diretrizes para serem discutidas e ajustadas entre governos e sindicatos nacionais e locais. A mudança repentina gerou problemas que até agora não foram debatidos e resolvidos pelas empresas de mídia, por isso são tema de uma campanha elaborada pela entidade.

adstexto

Em referência ao Decent Work Day (Dia do Trabalho Decente), comemorado em 07 de outubro, a Federação Internacional de Jornalistas lançou um guia com orientações para serem discutidas e ajustadas entre governos e sindicatos nacionais e locais, criando uma regulação para o teletrabalho. Entre os conteúdos citados estão os desafios para os profissionais da mídia a falta de equipamento adequado e de boa conexão de internet, dificuldade para conciliar a vida privada e a profissional, jornadas de trabalho mais longas e problemas para produzir reportagens de qualidade.

A campanha defende a possibilidade de um futuro com o teletrabalho, a partir de sua adequada regulamentação, por meio de acordos coletivos. A Federação acredita que essa forma de prestar serviços de mídia pode gerar oportunidades e benefícios aos profissionais, como economia de tempo não remunerado no deslocamento até a redação e maior flexibilidade de horários.

"Hoje  é uma oportunidade de lembrar a todos os nossos afiliados da importância de se envolver em discussões nacionais e locais de trabalho para desenvolver regulamentações claras e de proteção de direitos para garantir que a situação específica enfrentada por nossa profissão não seja esquecida e que condições de trabalho decentes sejam alcançadas para  todos", defende o secretário-geral da FIJ, Anthony Bellanger.

No decorrer desta semana a Federação Internacional de Jornalistas vai promover entrevistas com jornalistas sobre o trabalho remoto, seus problemas e oportunidades, no intuito de ampliar as informações sobre o assunto e incentivar os debates locais.

Com informações do portal Imprensa

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24269-guia-com-diretrizes-para-regulamentacao-do-teletrabalho-entre-jornalistas-e-lancado-pela-federacao-internacional