Quarta-Feira, 14 de Outubro de 2020 @ 09:08

Jornalismo digital da Jovem Pan News é case de sucesso no Google News Initiative

São Paulo - Plataforma premia as melhores iniciativas jornalísticas

Publicidade

O jornalismo da Jovem Pan News AM 620 de São Paulo foi considerado um case de sucesso no Google News Initiative, plataforma do Google que reconhece as melhores iniciativas de propagação e regionalização do jornalismo na era digital. O Grupo Jovem Pan se inscreveu com o case que destaca o trabalho do jornalismo local no YouTube, com ênfase para o canal Jovem Pan News que acumula mais de 2,6 milhões de inscritos e, hoje, é líder de audiência no segmento.

adstexto

Para fazer parte do programa Google News Initiative não é necessário cumprir requisitos de entrega de conteúdo de curto prazo ou de um benefício para o YouTube, já que não há exclusividade de conteúdo ou requisitos de monetização. A iniciativa foi lançada em março de 2018 e, em julho do mesmo ano, foi anunciada a versão do programa para o futuro das notícias em vídeo online, com o Youtube.

Em 2014 o Grupo Jovem Pan iniciou sua produção de conteúdo de rádio para vídeo digital, com transmissões ao vivo de sua programação no Youtube. O auge de transformação digital veio com o lançamento em maio deste ano de sua plataforma de streaming Panflix, que envolveu mais de R$ 30 milhões em equipamentos digitais. 

O grupo montou mais de 10 estúdios equipados com telão 4K e sistema de áudio e vídeo 100% digitais. Isso permitiu que a capacidade de produção e distribuição da emissora aumentasse, passando a produzir conteúdo digital em multiplataforma, on-demand e em real time.

De acordo com as informações do grupo, o novo desafio será capacitar sua rede de afiliados. São mais de 90 emissoras espalhadas pelo Brasil dispostas a atingir o mesmo nível de "digitalização" de seu conteúdo jornalístico local para que possam ser distribuídos através do Panflix, que hoje possui mais de 400 mil downloads.

Veja também:
> Grupo Jovem Pan anuncia contratação de novo diretor comercial e expande rede Jovem Pan FM no interior paulista

"O jornalismo só é válido se for compartilhado. É uma honra para a Jovem Pan ser um dos cases da Iniciativa do Google. Além da plataforma reconhecer o esforço e o trabalho da Pan e a credibilidade do nosso jornalismo, ela é capaz de disseminar todo o nosso conteúdo em grande escala", comenta Claudine Bayma, diretora de marketing da Pan.

"A Jovem Pan passou por uma grande transformação digital para ampliar seu conteúdo de notícias multiplataforma. Agora queremos ajudar os parceiros a construírem operações sustentáveis de longo prazo em vídeo online. Hoje são mais de 200 milhões de visualizações por mês, em todo conteúdo da Pan, e transmissões ao vivo de mais de 21 horas de notícias por dia. Se isolarmos somente o pilar de notícias, ele é responsável por uma audiência de 7,6 milhões de pessoas", comenta Fabricio Vulcano, diretor de negócios digitais da Pan. 

"Um bom caso para nós é aquele em que o parceiro é capaz de dimensionar suas operações, aprender algo novo sobre vídeo digital e compartilhar essa visão com o setor em geral, ou seja, estamos no caminho certo", complementa.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24281-jornalismo-digital-da-jovem-pan-news-e-case-de-sucesso-no-google-news-initiative