Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020 @ 07:31

Em enquete, ouvintes afirmam que é preciso ter responsabilidade com declarações públicas para evitar violência

São Paulo - Portal tudoradio.com questionou se declarações de autoridades e pessoas públicas podem incentivar a violência contra profissionais e veículos de comunicação

Publicidade

Um assunto muito comum no Brasil é a violência contra profissionais e veículos de comunicação, algo antagônico com o que se espera de uma sociedade que vive um regime democrático. E a sensação de que existem dificuldades no exercício da imprensa no país é percebida pelos ouvintes de rádio que responderam à enquete feita pelo tudoradio.com sobre esse cenário. Entre os votantes, a grande maioria acredita que declarações de autoridades ou pessoas públicas podem incentivar práticas violentas contra profissionais e meios de comunicação.

adstexto

O tudoradio.com questionou os radionautas (visitantes do portal) da seguinte forma: "as declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?". Para 81% dos participantes, a resposta é sim e "é preciso ter responsabilidade com as declarações públicas".

Já para 19%, a violência contra os profissionais e meios de comunicação não é incentivada por declarações de autoridades e figuras públicas, sendo causada por outros motivos.

Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto.

A enquete esteve em vigência entre a segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de outubro. E o número total de votos foi de 314.

Outras enquetes recentes:
> Ouvintes preferem equilíbrio entre o conteúdo original da rádio e informações sobre o novo coronavírus
> Em período de alta no consumo, qualidade do streaming das rádios é aprovada por ligeira maioria em enquete do tudoradio.com
> Em enquete, formatos adultos lideram nas previsões de expansão no rádio brasileiro em 2020
> Em enquete, música é o conteúdo de rádio preferido para 68% dos participantes

A próxima enquete: eleições municipais de 2020

A internet tem sido um grande campo para discussões políticas, seja durante e fora os períodos eleitorais recentes. No pleito de 2018, há quem afirme que o peso da propaganda eleitoral em rádio e TV não foi tão determinante para os resultados vistos após a apuração das urnas.

Mas e agora? O consumo de mídia como rádio e televisão estão em alta e o processo eleitoral de 2020 é municipal, com duração mais curta e uma série de modificações devido a pandemia do novo coronavírus. Pensando isso, o tudoradio.com pergunta "qual será o papel do rádio nas eleições municipais de 2020".

Para participar basta acessar tudoradio.com/enquetes ou responder no menu do portal, localizado na lateral esquerda para quem acessa via desktop e tablets.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24354-em-enquete-ouvintes-afirmam-que-e-preciso-ter-responsabilidade-com-declaracoes-publicas-para-evitar-violencia