Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020 @ 07:31

Panorama: Rádio Gaúcha puxa a alta do FM em Porto Alegre. Atlântida está no top 3 e Continental FM no top 5

Porto Alegre - Rádio Caiçara mantém vice-liderança geral. Rádio Alegria, Antena 1, Rádio 88,7 FM e Rádio Mix FM seguem avançando em audiência

Publicidade

Boas notícias para o mercado de rádio da Grande Porto Alegre. Na última atualização da pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, o meio FM viu uma nova alta na sua média de audiência, elevando o universo de ouvintes para um dos maiores patamares vistos nos últimos anos. Várias emissoras puxaram a alta do rádio gaúcho. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2020):

adstexto

Líder disparada

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), emissora que lidera a audiência FM há mais de cinco anos, avançou de novo em audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a rádio alcançou a sua melhor marca de audiência desde 2018 (trimestre maio a julho daquele ano), superando a média de 61 mil ouvintes por minuto nesse filtro. 

Hoje, a Rádio Gaúcha tem quase o dobro da audiência da segunda colocada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Novidades no top 5

A Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) foi outro destaque da atual medição de audiência na Grande Porto Alegre. Estável em seu índice em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora foi reposicionado na terceira colocação geral, passando a ser seguida pela 104 FM 104.1 (popular/hits) nesse período.

À frente, na vice-liderança geral, a Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) passa a ficar um pouco mais isolada nessa condição de destaque. A emissora voltou a ocupar a segunda colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da medição passada.

Também é destaque o novo avanço de audiência obtido pela Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo), rádio que está mais próxima do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora ocupa a quinta colocação geral nesse filtro, posicionada entre a 104 e a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits).

Mais avanços e destaque

Na sequência, Porto Alegre observou vários avanços em índices de audiência e mudanças de colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo) puxa a fila ao apresentar um novo crescimento em seu índice, passando a ser seguida pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo, emissora que também avançou para a oitava colocação geral no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Próxima da Antena 1, a Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) é seguida por duas emissoras que mantiveram uma trajetória de alta que já era vista nas pesquisas passadas: a Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) cravou uma de suas melhores marcas de audiência na comparação com os resultados obtidos entre 2020 e 2019. Isso também aconteceu com a Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop), que segue evoluindo em Porto Alegre.

Outro detalhe importante: há uma maior aproximação entre as emissoras que disputam por posições no top 5 em relação à sequência do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Porto Alegre também observa um avanço expressivo no índice da Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), emissora que aos poucos está retomando o desempenho positivo que era observado em seus números antes da pandemia do novo coronavírus, que acabou afetando o calendário das transmissões esportivas.

A Eldorado FM 104.9 (popular/hits) também apresentou uma consistente variação positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e cravou a sua melhor marca de audiência desde o seu retorno ao dial FM, ocorrido julho do ano passado. A emissora está mais próxima da Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo).

A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" deve retornar neste mês de setembro, impactando parcialmente a partir da próxima atualização.

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha dispara na liderança de audiência em Porto Alegre. Rádio Caiçara vira vice-líder

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24361-panorama-radio-gaucha-puxa-a-alta-do-fm-em-porto-alegre-atlantida-esta-no-top-3-e-continental-fm-no-top-5