Quarta-Feira, 18 de Novembro de 2020 @ 07:31

Panorama: Rádio Gaúcha amplia de novo o teto de audiência em Porto Alegre. Continental FM avança no top 5

Porto Alegre - Atlântida FM amplia briga pela vice-liderança geral. Rádio Mix FM e Rádio Gaúcha seguem avançando e Antena 1 ganha mais uma posição no ranking FM

Publicidade

O mercado de Porto Alegre acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar Ibope Media. A líder geral, que sustenta a condição há mais de cinco anos, ampliou novamente o teto da média de audiência do rádio gaúcho. E a concorrência por colocações gerais no top 10 também foi ampliada. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2020):

adstexto

Continua subindo

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), líder geral de audiência há mais de cinco anos, não diminuiu o ritmo do crescimento em seus índices. A emissora ampliou novamente a sua média de ouvintes por minuto em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), jogando o teto para próximo dos 65 mil nesse período geral.

Para se ter ideia do tamanho desse volume obtido pela Rádio Gaúcha, a média da rádio no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é superior ao dobro da audiência da segunda colocada no ranking FM geral.

Disputas no top 5

Porto Alegre também observou uma maior aproximação entre as emissoras Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) e a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop), fato que acirra a disputa pela vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque o novo avanço visto no índice da Continental FM 98.3, emissora de formato adulto-contemporâneo que vive um de seus melhores momentos em Porto Alegre. Com a nova movimentação, a FM pulou para quarto geral no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). É seguida pela 104 FM 104.1 (popular/hits) e Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits).

Mais destaques

A Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) foi beneficiada pela atual movimentação do FM gaúcho e ganhou mais uma posição em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), aparecendo agora em sétimo geral.

Outra novidade é o avanço da Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop), rádio que cravou um de seus maiores índices de audiência em relação às outras médias obtidas pela FM em 2020 e 2019. A rádio está muito próxima da Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo).

Na sequência, outro destaque: a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) amplia novamente os seus números, mantendo a tendência de alta que já era vista na atualização passada. A rádio entrou novamente no top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) aparece logo na sequência, rádio que segue com uma média superior aos índices registrados entre 2020 e 2019. A rádio também aparece bem posicionada em filtros comerciais (segunda à sexta-feira), quando pula para sétimo geral (06h-19h/FM+WEB). No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a 88,7 FM é seguida pela Rádio 102.3 FM 102.3 (adulta/alternativa).

Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo) e Eldorado FM 104.9 (popular/hits) também avançam e aparecem na sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com as duas se aproximando do pelotão que disputam posições no top 10. 

A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face". Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.
A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando em dois meses dos três que compõem o resultado atual.

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha puxa a alta do FM em Porto Alegre. Atlântida está no top 3 e Continental FM no top 5

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24461-panorama-radio-gaucha-amplia-de-novo-o-teto-de-audiencia-em-porto-alegre-continental-fm-avanca-no-top-5