Segunda-Feira, 06 de Novembro de 2006 @ 14:35

Curiosidade: Proliferação de rádios jovens entre Campinas e Ribeirão Preto

Campinas – Várias cidades médias e pequenas no interior paulista apresentam opções no segmento jovem, sejam rádios em redes ou locais
Publicidade
Os estados das regiões Sul e Sudeste são conhecidos pela grande proliferação de rádios jovens, principalmente no interior paulista. Porém o Tudo Rádio.com vai destacar uma região de São Paulo onde esse fenômeno é bem visível. Não é de hoje que a região que compreende os municípios localizados entre Campinas e Ribeirão Preto possui um grande número de opções no segmento jovem.

Entre essas duas grandes cidades existem vários municípios de médio e pequeno porte, onde as mais populosas possuem cerca de 200 mil habitantes (Rio Claro, Mogi Guaçu, entre outras. Já Limeira ultrapassa os 280 mil). Várias cidades são sedes de rádios jovens locais e algumas redes. Vamos a elas:

Araras – Cidade com mais de 100 mil habitantes e sede da emissora jovem Fraternidade FM. A rádio que opera em 97.9 FM atinge vários municípios na região, inclusive as populosas cidades de Limeira e Rio Claro. A Fraternidade já foi captada na região norte de Campinas.

Leme – Cidade vizinha a Araras, com cerca de 90 mil habitantes. Leme é sede da 91 FM (91.5), mais uma rádio local que opera no segmento jovem. A área de cobertura da 91 é menor quando comparada com a Fraternidade devido sua potência irradiada e também pela presença da potente Educadora FM 91.7 de Campinas em toda a região.

Mogi Guaçu – Praça industrial com cerca de 150 mil habitantes. Sede de duas emissoras jovens: a local Nova Onda FM 99.3 e a rede Jovem Pan 2 FM 88.1. A Nova Onda é uma emissora tradicional na região e possui uma boa audiência em Mogi Guaçu, Mori Mirim, Itapira e outros municípios. A principal dificuldade da Nova Onda é o conflito de sinal nas cidades próximas a Campinas, problema ocasionado pela CBN (99.1). Já a Jovem Pan 2 é nova na cidade e sua concessão pertence a Espírito Santo do Pinhal.

São João da Boa Vista – Com cerca de 70 mil habitantes, a cidade é sede de mais uma afiliada da Jovem Pan 2 em 95.9. A rádio de São João foi uma das primeiras retransmissora da rede paulista e atinge também Poços de Caldas (estância turística do sul de Minas Gerais).

São José do Rio Pardo – Outra cidade que possui uma retransmissora da Jovem Pan 2. A rádio opera em 88.7 MHz.

Amparo – A principal cidade do Circuito das Águas é sede da concessão da 89 FM de Campinas (89.3).

Serra Negra – A pequena cidade turística abriga o sistema irradiante da Jovem Pan 2 de Campinas (89.9).

Todas as emissoras citadas dividem espaços no dial com várias emissoras populares, adultas, religiosas, entre outras rádios de diferentes segmentos. Elas também concorrem com FMs de grandes cidades como Limeira, Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto e, principalmente, Campinas.





Por Daniel Starck – 06/11/2006
[email protected]

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/245-curiosidade-proliferacao-de-radios-jovens-entre-campinas-e-ribeirao-preto