Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020 @ 07:31

Panorama: São Paulo passa a contar com 19 FMs acima da marca de 1 milhão em alcance

São Paulo - Metropolitana FM supera a marca de 2 milhões em alcance. Rádio Bandeirantes estreia entre as estações acima de 1 milhão (30 e 90 dias)

Publicidade

Boas notícias para o mercado de rádio de São Paulo: mais emissoras em FM estão acima da marca de 1 milhão de ouvintes diferentes alcançados em 30 e 90 dias, segundo medição feita pela Kantar Ibope Media. São 19 estações nesta condição, maior número desde o início do acompanhamento regular feito pelo tudoradio.com, iniciado em 2019. E sobe de novo para cinco o número de FMs acima de 2 milhões (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2020/30 e 90 dias).

adstexto

Acima dos 2 milhões

A Band FM 96.1 (popular/hits) continua na liderança geral isolada em alcance, assim como ocorre nas medições de audiência. E a emissora é seguida pela Jovem Pan FM 100.9 (jovem-adulto/pop-jornalismo), rádio que possui o segundo maior valor da medição e ampliou os seus números na comparação com a pesquisa passada.

Na sequência, a Nativa FM 95.3 (popular) aparece com o terceiro maior alcance entre as rádios de São Paulo, emissora que supera a marca de 2 milhões (30 e 90 dias) desde a atualização da pesquisa feita em agosto passado (trimestre maio a julho). 

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) é a novidade nesse quesito. Após avanços consecutivos nas medições anteriores, a rádio voltou a estar entre os maiores alcances do rádio de São Paulo (condição que era mantida pela rádio até 2018, quando teve problemas em sua cobertura de sinal). Para se ter ideia do avanço da Metropolitana, a emissora registrou o quarto maior alcance do mercado no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/30 e 90 dias).

Assim como a Metropolitana FM, a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/30 e 90 dias), completando essa seleta lista acima de 2 milhões de ouvintes diferentes alcançados.

Acima de 1 milhão

A Rádio Mix FM 106.3 (jovem-adulto/pop) continua com sua trajetória de alta nos números de audiência e alcance, passando a ficar muito próxima da marca de 2 milhões de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O número registrado pela FM é bem superior aos valores vistos no período pré-pandemia do novo coronavírus.

Na sequência, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/30 e 90 dias), Gazeta FM 88.1 (popular/hits), 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) também não estão posicionadas longe da marca dos 2 milhões. Destaque para mais um avanço nos índices da Rádio Disney, emissora que vem evoluindo constantemente nas medições.

A Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) também se destacou ao ampliar novamente a sua marca no alcance e, assim como a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), estão acima da marca de 1.5 milhões em alcance cada (30 e 90 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

É destaque a nova evolução vista no alcance de Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes), emissora que cravou a sua melhor marca neste ano de 2020. CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) aparecem logo na sequência, também bem acima da marca de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias.

NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e Kiss FM 92.5 (adulto/rock) também estão nessa seleta lista acima de 1 milhão em alcance no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/30 e 90 dias), sendo que as duas FMs também avançaram na medição. Rádio 105 FM 105.1 (popular/hits-esportes) e Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) aparecem logo na sequência.

A novidade

E a novidade em alcance fica por conta da Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes). A emissora superou pela primeira vez nos últimos anos a marca de mais de 1 milhão em alcance no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/30 e 90 dias). O feito ampliou o número de rádios acima dessa marca em São Paulo e indica como um resultado positivo o reposicionamento realizado pela emissora no primeiro semestre, quando mudou sua grade e até o seu logotipo.

Veja também:
> Panorama: São Paulo segue com 18 FMs acima da marca de 1 milhão de ouvintes diferentes alcançados
> Panorama: Nativa FM faz dobradinha de audiência com a Band FM em filtros gerais. Metropolitana FM dispara em São Paulo

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou a emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Recomendamos:
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil

A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face". Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando em dois meses dos três que compõem o resultado atual.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24500-panorama-sao-paulo-passa-a-contar-com-19-fms-acima-da-marca-de-1-milhao-em-alcance