Quinta-Feira, 26 de Novembro de 2020 @ 07:30

Tendências | Gastos totais com marketing voltam para o nível registrado em 2018. Mercado vê recuperação

São Paulo - Recuo global em 2020 foi de 6,8% até o momento. Queda foi mais acentuada nos Estados Unidos, com retração de 7,1%

Publicidade

O que o mercado já sentiu na prática passa a ser consolidado em números. Os gastos totais com marketing e propaganda caíram 6,8% em 2020, retornando aos níveis de investimentos vistos em 2018. A informação é da PQ Media e é relacionada a todas as plataformas de comunicação, sejam elas tradicionais ou digitais. Os dados divulgados nesta terça-feira (24) apontam que o recuo foi maior nos Estados Unidos, mas o mercado já vê uma melhora no horizonte.

adstexto

A queda era esperada, mas ainda era preciso entender a dimensão da variação negativa e quais foram as mídias e formatos mais afetados. Para se ter uma ideia sobre como se comportam os gastos de propaganda e marketing, o mercado só viu queda nos períodos de crise aguda. Ou seja, antes da pandemia do novo coronavírus, a última retração foi vista na "crise econômica de 2008" ou "Grande Recessão de 2008", impactando os números 2008-2019.

Os gastos globais com publicidade recuaram 6,8%, registrando assim um volume de US$ 1,278 trilhão em 2020. Já o recuo no mercado dos Estados Unidos, considerado o principal do gênero no mundo, a retração foi de 7,1%, registrando um volume de US$ 494,23 bilhões. Os dados são de economistas da indústria de mídia PQ Media.

Para 2021, é projetada uma recuperação de 5,9%. Já é observada uma melhora no investimento publicitário e de marketing em vários setores, porém com a possibilidade da pandemia do novo coronavírus ainda persistirem no começo do próximo ano, o ritmo de recuperação ainda irá abater por completo o tombo. O relatório da PQ Media projeta que a economia global de publicidade e marketing cairá para US $ 1,278 trilhão, o valor mais baixo volume desde 2017.

"Embora os danos econômicos causados pela pandemia reprimam uma expansão de uma década da economia da mídia este ano, o surgimento de novas oportunidades de publicidade e marketing em streaming de vídeo e áudio, jogos e aplicativos para dispositivos móveis, mídia social e marketing de influência, e digital a colocação de produtos, marketing de conteúdo e eventos virtuais devem acelerar a recuperação da indústria daqui para frente", disse o CEO da PQ Media, Patrick Quinn, em um comunicado divulgado com o novo relatório, segundo o MediaPost.


Volume dos investimentos publicitários nos Estados Unidos e no Mundo / Fonte: PQ Media

Leia mais:
> Grupos de rádios dos Estados Unidos observam retomada publicitária e planejam redução de custos fixos para 2021
> Rádio mostra recuperação econômica na Alemanha e é a única mídia com índice positivo
> Menos é mais: Rádio tem o menor declínio entre os principais meios e aponta retomada na França

Digital pode passar o tradicional em 2023

Outro ponto sustentado pelo relatório da PQ Media é sobre a divisão da fatia do bolo publicitário, entre 'tradicional' (que incluí o rádio terrestre FM/AM) e o 'digital'. Segundo o estudo, a previsão é de que os gastos com mídia digital e alternativa capturem uma parcela maior do bolo total de publicidade e marketing do que a mídia tradicional pela primeira vez em 2023.

A previsão é relacionada tanto para os Estados Unidos, como também para os valores globais. O rádio participa do bolo digital através de iniciativas como publicidade em streaming de áudio, vídeo, podcasts e veiculação de publicidade em seus canais na internet. 

A PQ Media projeta que, a partir de 2021 o avanço de 5.9% do investimento global em marketing e propaganda será impulsionado principalmente pela aceleração da mídia digital, que crescerá quase o dobro da taxa (11,3%) da expansão geral do mercado.

De positivo para o Rádio, considerando a transformação natural do meio em um veículo híbrido (entre transmissão terrestre e streaming), as emissoras podem tanto faturar através de suas vias tradicionais, como também expandir suas possibilidades de negócio no digital.

Há uma expectativa da indústria para o avanço do áudio digital, que pode ampliar o leque de opções comerciais para o rádio.

Veja também:
> Know-how criativo do rádio pode ampliar a participação do meio no bolo publicitário, aponta Borrell Associates
> Audio Pulse: Apenas um terço dos profissionais de marketing sabem que o rádio é a plataforma líder em alcance
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do MediaPost e da PQ Media

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24507-tendencias-gastos-totais-com-marketing-voltam-para-o-nivel-registrado-em-2018-mercado-ve-recuperacao