Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2020 @ 09:03

Cultura FM terá programação desta quinta-feira (17) dedicada ao aniversário do compositor Beethoven

São Paulo – Data marca o aniversário de 250 anos de nascimento do compositor alemão

Publicidade

A Cultura FM 103.3 de São Paulo terá uma programação especial nesta quinta-feira (17) em homenagem ao aniversário de 250 anos do compositor alemão Ludwig Van Beethoven. A emissora pública vai destinar 24 horas de sua programação musical para as composições do alemão. As sinfonias, concertos, sonatas, trios, quartetos, danças e uma ópera serão apresentados durante todo o dia, quando intérpretes, maestros e críticos musicais também destacarão o melhor da obra deste gênio do século XVIII.

adstexto

A grade especial da Cultura FM começa à meia-noite desta quinta-feira com Daniel Baremboim (piano), Pinchas Zukerman (violino) e Jacqueline Du Pré (violoncelo) tocando o Piano Trio em ré maior número 1 – "Ghost". Às 6h, Alfredo Alves anuncia a Sonata nº 21 – Aurora com Claudio Arrau ao piano. Das 7h às 10h, Fernando Uzeda e Sergei Cobra trazem as principais notícias do dia ao som de peças de curta duração. Às 10h começa o Estação Cultura com Teca Lima, que traz música e depoimentos de nomes importantes da área cultural para falar sobre Beethoven.

No Concerto do Meio-dia o destaque vai para a Sinfonia nº 5 com regência de Zubin Mehta. Às 15h, um programa ao vivo celebra a parceria das duas principais rádios especializadas em música clássica do país: a Cultura FM de São Paulo e a Rádio MEC do Rio de Janeiro. As duas emissoras se unem para discutir o legado de Beethoven com os convidados João Maurício Galindo (maestro), Irineu Franco Perpétuo (jornalista) e João Guilherme Ripper (compositor e diretor da Sala Cecília Meirelles do RJ). Apresentação de Fabiana Ferraz.

Às 17h, o maestro Julio Medaglia apresenta os acontecimentos políticos, sociais e humanos que moldaram a música de Beethoven. Logo em seguida, às 18h, Alexandre Machado e Gilson Monteiro repercutem os fatos do dia ao som de intérpretes brasileiros tocando músicas inspiradas nos clássicos do compositor alemão.

À noite, a partir das 20h, o Conexão Europa transmite uma gravação ao vivo realizada em setembro deste ano no Teatro La Scala de Milão. Trata-se da Sinfonia nº 9 com a Orquestra e Coro do La Scala sob regência do consagrado maestro Riccardo Chailly. E às 22h, a única ópera composta por Beethoven numa montagem do Metropolitan Opera de Nova Iork de 2017. Fidélio com Klaus Florian Vogt, Adrianne Pieczonka , Günter Groissböck e grande elenco. Comentários do maestro Walter Lourenção.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24616-cultura-fm-tera-programacao-desta-quinta-feira-17-dedicada-ao-aniversario-do-compositor-beethoven