Terça-Feira, 12 de Janeiro de 2021 @ 07:31

Ainda sem edição presencial, temporada 2021 de eventos é aberta com edição virtual da CES 2021

São Paulo - Um dos principais eventos de tecnologia foi iniciado ontem (11) e tem a expectativa de atrair mais de 150 mil participantes

Publicidade

Foi aberta a temporada 2021 de eventos de tecnologia e comunicação. E há algo que não é muito diferente do que estava acontecendo desde março do ano passado: ainda não é possível a realização de congressos e feiras de forma presencial. E a CES, um dos principais eventos de tecnologia do planeta, terá a sua primeira edição virtual, contando com mais de 1.500 empresas expositoras.

adstexto

A CES é realizada anualmente em Las Vegas. Como a edição do ano passado ocorreu em janeiro, no período pré-pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 é a primeira da CES que teve que ser realizada de forma exclusiva via internet. Ou seja, a tradicional programação realizada no Las Vegas Convention Center deve ficar para 2022.

Mesmo com a edição digital, que foi aberta nesta segunda-feira (11), os números da CES 2021 devem ser expressivos: a programação on-line deve atrair mais de 150 mil participantes de todo o planeta. Porém o número de empresas expositoras é bem menor do que ocorre normalmente na edição presencial, realizada em Las Vegas (Estados Unidos).

O lado positivo é de que o CES 2021 deve trazer muitos participantes que nunca puderam acompanhar a grade presencial realizada anualmente em Vegas. "Muitos podem comparecer que não podiam no passado e há muitos novos expositores que estão escolhendo 2021 como a primeira vez que participam", afirma Shawn DuBravac, o ex-economista-chefe da Consumer Technology Association (CTA)

Saiba mais:
> Vacina contra a covid-19 é indicada como peça-chave para a retomada econômica da comunicação

Segundo uma reportagem do portal norte-americano Inside Radio, o CTA, que produz o evento, tem sido cauteloso em não posicionar o programa desta semana como uma replicação digital da CES, mas sim como "um evento digital que atende a algumas das necessidades do público", ressalta DuBravac. "Eles vêem isso como um ano único que vai até 2022".

"As empresas ainda estão usando a CES e esta época do ano para fazer grandes anúncios e definir a trajetória de para onde querem levar as coisas no futuro", diz DuBravac.

O rádio na CES 2021

Grupos como a Jacobs Media, um dos principais da área de rádio nos Estados Unidos, participam da programação da CES em 2021. Segundo os organizadores, o evento não acontecerá numa plataforma “fria” como o Zoom e sim no Remo, que é um sistema que visa “humanizar eventos online”, simulando um local para eventos presenciais

"Isso nos dá a oportunidade de mostrar coisas, entrevistar pessoas e responder perguntas em uma estrutura mais silenciosa do que podemos no CES", afirma, Fred Jacobs, presidente da Jacobs Media. Segundo o Inside Radio, os patrocinadores, incluindo Xperi e Triton Digital, terão estandes virtuais que os participantes podem visitar durante os intervalos da turnê. “É um admirável mundo novo para nós”, diz Jacobs.

Segundo a organização, o tour online da Jacobs Media terá duração de três horas e enfocará tópicos relevantes para o mercado de rádio, como o setor automotivo, comandos voz e entretenimento para o consumidor. Também incluirá apresentações de empresas que não estão expondo na CES, como Ford Motor e Amazon Alexa. 

O presidente e CEO da CTA, Gary Shapiro, dará início à turnê de rádio, que também incluirá uma participação especial do presidente e CEO da NAB, Gordon Smith. "O que esperamos realizar é ajudar as emissoras de rádio a olhar para o resto do ano e obter uma melhor compreensão dos desafios e oportunidades que existem. A beleza é que pessoas que nunca foram ao CES por causa do tempo ou das despesas agora podem fazer nosso tour", afirma Fred.

As inscrições para o tour virtual da Jacobs Media estão disponíveis no link https://jacobsmedia.com/ces2021/

Centro de Convenções de Las Vegas


Área interna do Las Vegas Convention Center / tudoradio.com

Sim, esse nome não é estranho para a maioria dos radiodifusores brasileiros acostumados em acompanhar de forma presencial ou ler sobre assuntos discutidos no NAB Show. O Centro de Convenções de Las Vegas é a casa do NAB Show e, se houver segurança sanitária até o segundo semestre deste ano, deve receber as edições do NAB Show 2021 e também do Radio Show 2021.

Em 2020 esses dois eventos tiveram versões compactas e virtuais.

Veja também:
> NAB informa que já conta com 540 empresas de 31 países confirmadas para o NAB Show 2021
> Paris Radio Show é reagendada para 2022 e evento programado para 2021 será 100% virtual

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24737-ainda-sem-edicao-presencial-temporada-2021-de-eventos-e-aberta-com-edicao-virtual-da-ces-2021