Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021 @ 07:31

O Rádio Hoje | Em mercado sensível à deslocamentos, audiência de rádio AM/FM atinge 97% do nível pré-pandemia nos Estados Unidos

São Paulo - Apesar das mudanças de hábitos serem aceleradas com a pandemia da covid-19, costumes vistos antes de 2020 retornam conforme a vida "volte ao normal"

Publicidade

É inegável que há um avanço tecnológico baseado em dispositivos conectados em todo o planeta. E também não dá para rejeitar a afirmação de que a pandemia do novo coronavírus acelerou tendências. Porém, outros hábitos considerados tradicionais se mostram resilientes ou adaptados às mudanças. É o caso das escutas de rádios FM/AM (pelo dial), que estão retornando ao nível pré-pandemia em países onde os deslocamentos diários de pessoas é fundamental para a sua operação. Acompanhe:

adstexto

O rádio norte-americano é muito dependente dos deslocamentos diários da população, rotina esta que foi diretamente impactada pela pandemia do novo coronavírus. As ondas de "abre e fecha", que possivelmente continuarão neste primeiro semestre de 2021, impactam diretamente nos níveis de audiência das estações. Porém, quando a "vida normal" é retomada, o rádio recupera o volume de audiência anterior.

É o que aponta Nielsen. Segundo o instituto, a audiência do cume (pico) de rádio AM / FM atingiu 97% de seus níveis pré-covid-19, enquanto AQH (média de um quarto de hora) se recuperou para perto dos níveis de março, até 94% do total da semana com forte escuta em tempos de deslocamentos. Ou seja, conforme as pessoas retomam suas rotinas, o rádio volta a ampliar a sua presença para essa população.

Os dados da Nielsen são referentes ao quarto trimestre de 2020, quando o mercado dos Estados Unidos experimentou uma maior abertura de suas atividades econômicas e sociais. 

Com a possibilidade de impacto na audiência devido aos novos fechamentos por causa do avanço do coronavírus, os executivos de rádio apostam na vacina contra a covid-19, como uma peça-chave na retomada econômica e também dos níveis de audiência. Essas recuperações momentâneas vistas pela Nielsen colaboram com essa expectativa.

"Os dados do quarto trimestre confirmam que os americanos estão vendo alguma estabilidade e normalidade retornarem a seus comportamentos interrompidos de consumo e mídia", afirma a Katz Radio Grupo, em seu relatório sobre os dados da Nielsen. "Nestes anos mais estranhos, o rádio provou ser um meio de escolha para entretenimento, companheirismo e informações críticas nas comunidades de ouvintes".

De acordo com dados de PPM (Portable People Meter) da Nielsen no quarto trimestre de 2020 nos Estados Unidos, a participação fora de casa do rádio foi de 67%, sendo apenas quatro pontos atrás dos níveis pré-pandemia. "À medida que os americanos passam mais tempo na estrada e voltam ao local de trabalho, a escuta fora de casa continuará a progredir para os níveis pré-pandêmicos", afirma o relatório da Katz.

Veja também:
> Share of Ear 2020: Rádio FM/AM segue líder no consumo de áudio nos Estados Unidos. Streaming avança
> Nielsen aponta a liderança do rádio entre as plataformas de áudio. Formato é buscado por quem trabalha remotamente

No Brasil?

O rádio brasileiro é menos dependente dos deslocamentos diários como o norte-americano, mas esse hábito também é um ponto decisivo para as emissoras que atuam nos maiores mercados do país. E também para estações de determinados formatos de programação, como o adulto-contemporâneo.

No geral, a audiência de rádio no Brasil teve várias mudanças em seu comportamento padrão: em determinados momentos, as faixas horárias e seus respectivos picos foram alterados. Em outros momentos, o alcance foi ampliado e o tempo médio diminuiu. Depois, isso foi invertido. Com a forma de se fazer pesquisas também sendo impactadas pelo coronavírus (durante o auge da primeira onda da pandemia, o fluxo de pessoas nas ruas diminuiu e os entrevistadores também não puderam ir a campo). Essas variações devem continuar até que a crise da pandemia seja superada.

Recomendamos:
> Retrospectiva: Em ano imprevisível e difícil, rádio brasileiro reafirmou sua importância

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24751-o-radio-hoje-em-mercado-sensivel-a-deslocamentos-audiencia-de-radio-amfm-atinge-97-do-nivel-pre-pandemia-nos-estados-unidos