Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021 @ 17:02

Globoplay passa a disponibilizar programação em vídeo da CBN. Grupo Globo anuncia investimento em podcasts

São Paulo - CBN conta com transmissão ao vivo e podcasts das grades de São Paulo e Rio de Janeiro. Globo anuncia expansão de seus podcasts, fechando parcerias com produtoras independentes

Publicidade

As programações em vídeo da CBN FM 90.5 de São Paulo e da CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro passaram a ser disponibilizadas aos ouvintes por meio do aplicativo Globoplay. As transmissões ocorrem por meio de vídeo e também no formato podcast, que pode ser acessado a qualquer momento pelo usuário. Vale ressaltar que o aplicativo do Grupo Globo já contava com transmissão dos canais pagos e abertos. As novidades envolvendo a CBN, assim como a expansão do investimento em áudio da Globo, foram anunciadas nesta quinta-feira (21), durante o Audioday 2021. O grupo passa a ser parceiro do B9, uma das maiores e mais relevantes produtoras de conteúdo em áudio do país.

adstexto

As programações de São Paulo e do Rio de Janeiro estão separadas na lista de transmissão. De acordo com as informações do grupo, as emissoras contam com 24 horas por dia, em áudio e vídeo, assim como alguns dos principais podcasts da rádio.

Apesar de ser um serviço pago, não é necessário ser assinante do GloboPlay para acessar a programação, bastando apenas estar logado. A CBN está na seção "Ao Vivo" do aplicativo, na mesma área dos canais Globo. Os podcasts também estão no aplicativo.

Segundo as informações do Grupo Globo, nessa primeira fase, já estão no espaço dos podcasts quatro produções da rádio: "Panorama CBN", "Academia CBN", com Mário Segio Cortella, "A Nossa Língua de Todo Dia", com o professor Pasquale, e a "Rádio Sucupira". Nas próximas etapas, outros podcasts devem se juntar a essa parceria.


Milton Jung, âncora da CBN, em vídeo de apresentação sobre a estreia da transmissão em vídeo da rádio no Globoplay / Reprodução Globoplay

Globo passa a investir pesado em podcasts. Formato chega ao Globoplay

Se a Globo já chamava a atenção do mercado por ter acelerado na produção e divulgação de podcasts em 2019, a empresa anunciou nesta quinta-feira (21) que fará um salto ainda mais significativo na geração de conteúdo em áudio. O Audioday 2021, realizado virtualmente pela Globo, anunciou produção de podcasts próprios, parceria com podcasters famosos e produtoras independentes. O Globoplay, que já reúne portfólio de podcasts da Globo, adiciona também ao catálogo podcasts da CBN e do jornal O Globo.

Dona do podcast mais ouvido do país (O Assunto, apresentado pela jornalista Renata Lo Prete), a Globo anunciou que novos conteúdos em podcasts estarão disponíveis no Globoplay. Além das produções jornalísticas da Globo, G1 e CBN, a plataforma contará com séries de entretenimento, astrologia, eSports, aviação, games, entre outros. 

No evento realizado hoje, Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo, destacou a ligação do áudio digital com o rádio. "A história do Grupo Globo com som, do áudio, é muito antiga. Ela começa há 75 anos com a criação da Rádio Globo. E o rádio é até hoje no Brasil um veículo muito importante, porque tem uma característica muito peculiar, que é a característica da proximidade. O som é companheiro. Então quando nós criamos os serviços digitais de áudio, produtos digitais de áudio, é com essa memória do rádio que nós reinventamos para criar produtos que mantenham e capitalizam em cima dessa produtividade".


Renata Lo Prete e Juliana Wallauer, que apresentaram o Audioday 2021 / Reprodução Globoplay

"As nossas plataformas de áudio e os serviços que estamos lançando abrem uma enorme avenida para criar em cima disso. Convido todos, produtores de conteúdo, parceiros, marcas, agências porque é impossível ser feliz sozinho, e nós vamos explorar esse potencial do áudio juntos", completa Nobrega.

Os executivos da empresa também lembraram do volume publicitário que os podcasts movimentarão nos Estados Unidos (US$ 1 bilhão ou cerca de R$ 5,3 bilhões) em 2021. "São formatos muito profissionalizados, estão há dez anos num boost, num momento muito positivo", afirmou Erick Brêtas. “A gente pode imaginar que o Brasil esteja quatro ou cinco anos atrás [comprando com os EUA], mas está indo nessa direção. E eu estou muito otimista, tanto em receita publicitária quanto na profissionalização”, completa o executivo da Globo sobre os podcasts.

Segundo a assessoria do Grupo Globo, o principal novidade do evento foi o anúncio da parceria com o B9, uma das maiores e mais relevantes produtoras de conteúdo em áudio do país. O Globo Audioday 2021 anunciou que, a partir de agora, os programas Mamilos e Braincast, dois dos mais ouvidos nas plataformas de streaming, passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela Globo.

"É indiscutível a importância que o B9 tem para o mercado de podcasts e, de maneira mais ampla, como veículo que há 18 anos fala sobre inovação, cultura, comportamento e criatividade. Apostamos muito nessa parceria, na complementariedade das nossas competências e, sobretudo, na visão dos sócios da rede para o futuro do podcast no Brasil." aponta Guilherme Figueiredo, head de Áudio Digital da Globo.

Assista na íntegra o Globo Audioday 2021:


Globo Audioday 2021 - assista no player acima

Com informações do Grupo Globo. Colaboração de Daniel Starck e Carlos Massaro

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24795-globoplay-passa-a-disponibilizar-programacao-em-video-da-cbn-grupo-globo-anuncia-investimento-em-podcasts