Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021 @ 10:47

Tendências | Público de podcast é mais jovem e assíduo ao formato, segundo estudo Westwood One 2021 Audioscape

São Paulo - Relatório afirma que, se uma pessoa responde que consome podcasts, formato pula para o primeiro lugar entre as preferências de áudio desse consumidor

Publicidade

O recém-lançado Westwood One 2021 Audioscape analisa as tendências de consumo de podcast usando dados do relatório "Share of Ear" do terceiro trimestre de 2020 da Edison. Segundo o relatório, o público de podcast costuma ser mais jovem e assíduo ao formato. A ferramenta tem crescido em uso e interesse do mercado, sendo uma realidade no planejamento de várias emissoras de rádio em todo o planeta. 

adstexto

Conforme destaca o relatório da Westwood One, o áudio é uma grande parte da vida dos norte-americanos. Enquanto o rádio AM/FM domina o cenário de áudio com alcance em massa e tempo significativo gasto, o podcasting é uma área que tem experimentado um crescimento significativo de adoção. De acordo com o estudo Audioscape, o público de podcast é mais jovem e assíduo ao formato. O relatório é referente ao terceiro trimestre de 2020 da Edison e analisa as tendências de consumo de podcast. 


Se uma pessoa responde que consome podcast, a plataforma de áudio passa a ser a preferida por esse público

Algumas constatações feitas pelo estudo Westwood One 2021 Audioscape em relação a consumo apontam que entre aqueles que ouvem podcasts, o podcasting tem a maior parcela do tempo gasto com áudio (30%), seguido pelo rádio AM/FM (22%), apontando que os comportamentos de complementam e possuem o áudio como algo de preferência.

O consumidor médio nos Estados Unidos gasta três horas e quarenta e dois minutos por dia com todas as formas de áudio, sendo que os ouvintes de podcast passam surpreendentes + 41% mais tempo com áudio.

Leia mais:
Globoplay passa a disponibilizar programação em vídeo da CBN. Grupo Globo anuncia investimento em podcasts 
Receita global de anúncios de podcast deve alcançar US$ 1,4 bilhão em 2020

Também o fator idade foi levado em conta e, de acordo com o relatório, a idade média da audiência do podcast é de 34 anos, mais jovem do que outras mídias. Desde o terceiro trimestre de 2018, a idade média dos ouvintes de podcast oscilou continuamente em torno dos 30 anos. A idade média atual dos ouvintes de podcast é 13 anos mais jovem do que o rádio AM/FM e duas décadas mais jovem do que o público das redes de televisão.


Média de idade dos públicos usuários de cada plataforma. O ouvinte de podcast é mais jovem

As principais conclusões que o estudo aponta são as seguintes: "os ouvintes de podcast adoram áudio e querem mais; se você ouve podcasts, eles são sua plataforma de áudio número um; a idade média da audiência do podcast é de 34 anos, mais jovem do que outras mídias; o tempo gasto com palavras faladas no podcasting está aumentando e que a maioria das audições de podcast ocorre em casa durante o dia", destaca o levantamento.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países 
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Westwood One. Colaborações de David Duck e Daniel Starck

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24799-tendencias-publico-de-podcast-e-mais-jovem-e-assiduo-ao-formato-segundo-estudo-westwood-one-2021-audioscape