Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021 @ 11:20

Após migração AM-FM, Rádio Paiquerê 91,7 investe em análises digitais e estrutura para ampliar audiência online

Londrina - A auditoria on-line é realizada pela plataforma Nextdial Intelligence. Dados mostram aumento significativo dos índices de audiência no digital

Publicidade

A Rádio Paiquerê 91,7 FM 91.7 de Londrina, emissora que concluiu em 2019 o seu processo de migração AM-FM, promove investimento ligado a estratégias de conteúdo e monetização de sua audiência online por meio de plataforma digital de streaming.. Após dois anos do investimento, dados de uma startup de tecnologia já apontam aumento dos índices de audiência no digital. A emissora é uma das referencias do rádio jornalístico do interior paranaense, sendo também reconhecida pela sua cobertura esportiva.

adstexto

Por meio de cruzamento de dados offline e on-line, em apenas dois anos a Rádio Paiquerê 91,7 já colheu bons resultados com a mudança para o FM e para o Digital, segundo dados indicados pela rádio londrinense. De acordo com levantamento, houve um aumento comprovado em sua audiência em até 800% no dial e picos expressivos nos meios digitais.

"Mais que o aumento da audiência, conseguimos com a plataforma Nextdial identificar o número exato de ouvintes conectados no nosso portal, aplicativo e agregadores, além de saber como ele consome o conteúdo da emissora, onde está e o potencial comercial com ele. Estas informações são importantes para a Rádio Paiquerê 91,7 elaborar melhores estratégias artísticas e comerciais e elevar a monetização, coisa que o dial não permite", comenta o diretor artístico da emissora, Bruno Cardial.

A auditoria on-line é realizada pela plataforma Nextdial Intelligence, rádio que conta com a infraestrutura de streaming da Fábrica Host. A pesquisa comparativa da programação no FM é feita por método recall quantitativo trimestral de campo. Os dados obtidos mostraram uma rentabilidade por ouvinte até 400% maior nos canais digitais quando comparado com os obtidos no dial.

A Rádio Paiquerê 91,7 deu início a efetivação da migração para o dial FM no início de 2019. A emissora, originada em 1110 AM, iniciou suas operações no atual canal no dia 3 de janeiro na região do Norte Paranaense.

A emissora tem investido em outros formatos de entrega de conteúdo, distribuídos através de seu portal de notícias e também podcasts.

Investimento na infraestrutura de streaming

A empresa que atende a Rádio Paiquerê 91,7 na parte de transmissão digital é a Fabrica Host, marca que presta serviços de streaming ao rádio brasileiro desde o início dos anos 2000. E recentemente a marca fez invesrtimentos significativos em infraestrutura, até para atender demandas crescentes como a observada na 91.7 FM de Londrina. 

No geral, a empresa relatou um aumentou a capacidade do streaming para 600 mil ouvintes simultâneos, o que permite contabilizar 34 milhões de acessos reais por mês, criando oportunidade para que as emissoras aumentem suas receitas com publicidade no meio digital, projetando um faturamento de mais de R$ 4 milhões para o setor.

Segundo a empresa, as melhorias promovidas estão relacionadas ao desempenho do streaming, balanceamento de carga, capacidade de bloqueio de acessos não humanos, acompanhadas pela entrega de link  com token de autenticação e certificado digital seguindo os padrões mundiais de segurança para que o ouvinte possa acessar sua emissora preferida a partir dos principais dispositivos existentes, entre eles aplicativos móveis, agregadores, smart TV, consoles de games e aparelhos automotivos conectados à Internet.

"Atendemos a mais de 130 emissoras digitais em todo o Brasil e percebemos em nossos clientes um grande aprendizado em lidar com o meio digital, que ainda apresenta grandes desafios para os radiodifusores que desejam transmitir a sua rádio pela Internet", comenta Rodrigo Garcia, Diretor Executivo. O profissional revela - sem poder citar o cliente por questões de confidencialidade-, que outra emissora presente em sua estrutura aumentou em 60% os seus ouvintes simultâneos em apenas três meses com os serviços oferecidos pela Fábrica Host, que possui auditoria realizada pela Nextdial.

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24824-apos-migracao-am-fm-radio-paiquere-917-investe-em-analises-digitais-e-estrutura-para-ampliar-audiencia-online