Sábado, 06 de Fevereiro de 2021 @ 10:11

ABERT apoia estudos realizados pela Anatel e MCom para migração de canais AM no dial convencional FM

Brasília – Grupo de Trabalho foi criado para dar celeridade aos estudos técnicos

Publicidade

O tudoradio.com noticiou nesta semana que o Ministério das Comunicações (por meio da Secretaria de Radiodifusão - SERAD) e a ANATEL, juntamente com as associações estaduais de radiodifusão, estão realizando estudos para para viabilizar a inclusão de mais canais dentro da faixa convencional do FM. O secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), Maximiliano Martinhão, confirmou com exclusividade ao tudoradio.com que uma série de reuniões irão ocorrer a partir desta semana para o levantamento dos canais que poderão ser abertos.

adstexto

A criação dos Grupos de Trabalho foi sugestão da ABERT para dar maior celeridade aos estudos técnicos e buscar alternativas para as emissoras que ficaram sem a canalização na faixa de 88 a 108 FM. As reuniões para avaliar os estudos apresentados pela ABERT, juntamente com as associações estaduais, tiveram início em 29 de janeiro e, durante o mês de fevereiro, serão realizadas semanalmente, às sextas-feiras.

Segundo o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, coordenador dos estudos de migração no país e representante do setor de radiodifusão no grupo, a Consulta Pública nº 70 da Anatel propôs a utilização de 323 canais no chamado dial estendido (eFM), mas a ABERT e as associações estaduais reivindicaram a realização de mais estudos para encontrar o maior número possível de canais viáveis na faixa convencional.

"Pelos novos levantamentos, existe a possibilidade de se encontrar mais de 100 canais na faixa convencional. Neste momento, no GT, estamos finalizando os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que poderão ser migrados para esta faixa", afirma Cintra.

Já os estudos propostos pela ABERT e associações dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo foram encaminhados para conhecimento da Anatel e MCom e poderão ser analisados pelo GT nas próximas reuniões.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, avalia que a formação do GT é fundamental para uma finalização mais rápida do processo de migração do rádio AM. "O grupo técnico é uma demanda antiga do setor e essencial para dar maior agilidade na coordenação de decisões que possibilitem a inclusão de mais rádios na faixa convencional de FM. Mais uma vez, o MCom e a Anatel reconhecem a importância do rádio, em benefício das centenas de emissoras que aguardam a possibilidade de melhoria na qualidade do seu serviço", afirma Lara Resende.

Veja mais:
> MCom publica portaria estabelecendo procedimentos para novos pedidos de migração AM/FM

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24883-abert-apoia-estudos-realizados-pela-anatel-e-mcom-para-migracao-de-canais-am-no-dial-convencional-fm