Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2021 @ 13:07

Panorama: Rádio Gaúcha e Caiçara avançam em audiência. Continental FM aparece no top 3 da Grande Porto Alegre

Porto Alegre - Rádio Grenal segue avançando no ranking FM. 104 FM, Antena 1 e Rádio 88,7 FM acompanham a alta de audiência do meio FM

Publicidade

Após oscilar para baixo na atualização anterior, o rádio FM da Grande Porto Alegre experimentou uma alta consistente na audiência, conforme dados da última pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. E o meio foi impulsionado pelo avanço em várias emissoras importantes, com direito a ampliação no teto de audiência em períodos gerais. Acompanhe os destaques (trimestre novembro de 2020 a janeiro de 2021, 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

adstexto

Avanços e novidades entre o top 3 e top 5

Os dois maiores volumes de audiência no FM da Grande Porto Alegre tiveram desempenhos positivos na atual medição. Melhor para a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), rádio que segue sozinha no topo do ranking de audiência, com mais de 63 mil ouvintes por minuto em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Esse fato também eleva o teto da pesquisa de audiência na capital gaúcha.

A outra novidade é que, apesar de estar bem isolada no topo do ranking, a Rádio Gaúcha não conta mais com o dobro de audiência em relação à segunda colocada. A Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) apresentou uma considerável variação positiva em seu índice, passando assim a ficar mais isolada na vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Uma das novidades no ranking FM de Porto Alegre foi o fato da Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) aparecer no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A marca é histórica para a Continental FM e foi possível após a emissora apresentar mais um avanço em sua média de audiência.

Na sequência, a 104 FM 104.1 (popular/hits) reagiu na atual medição e retornou ao top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), passando a ficar um pouco mais próxima da Atlântida FM 94.3 (jovem/pop, hoje em quarto geral). Também não é grande a distância entre essas duas FMs e o top 3. E, estável, a 92 FM 92.1 (popular/hits) não está longe da disputa pelo top 5 nos filtros gerais.

Mais destaques

Agora quem puxa a fila na sequência do top 10 é a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), emissora que segue avançando na Grande Porto Alegre e cravou a sua melhor posição nos filtros gerais. A estação aparece em sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e é seguida de perto pelas emissoras Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits). Vale o registro que essas duas FMs também avançaram e cravaram marcas muito próximas entre si.

A Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) também segue com um elevado índice de audiência e muito próxima das três FMs que aparecem logo à frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para se ter uma ideia da grande concorrência, a diferença entre a Grenal e a Mix é inferior a 1 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Uma FM não assinante continua próxima desse bolo no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo na sequência neste filtro a Rádio 102.3 FM 102.3 (adulta/alternativa, que voltou a apresentar alta em seus números), Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), Eldorado FM 104.9 (popular/hits) e Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop).

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha segue líder isolada. Rádio 92 avança e retorna ao top 5 em Porto Alegre

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/24956-panorama-radio-gaucha-e-caicara-avancam-em-audiencia-continental-fm-aparece-no-top-3-da-grande-porto-alegre