Terça-Feira, 02 de Março de 2021 @ 10:48

Panorama: Regional FM, Jovem Pan FM e Massa FM seguem com os três maiores volumes de audiência de Florianópolis

Florianópolis - Panorama fica mais acirrado em filtros de segunda à sexta-feira, inclusive com inversão de posições no top 5

Publicidade

O mercado de rádio de Florianópolis vive um momento de grande disputa por posições na medição de audiência realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. Na atualização feita em fevereiro há uma grande aproximação entre concorrentes de diferentes formatos de programação. No geral, o momento é positivo para o rádio da capital catarinense, este que passou por mudanças nos últimos anos, com a ampliação na oferta de FMs para os ouvintes. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2020 a janeiro de 2021):

adstexto

Top 3 

Apesar do aumento da concorrência local, a Regional FM 106.5 (popular/hits) continua mantendo a liderança geral isolada de audiência nos principais períodos da pesquisa. Essa condição da emissora é constatada há alguns anos, seja em períodos gerais como também em filtros "comerciais" (de segunda à sexta-feira).

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora mais próxima da líder geral é a Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop), rádio que ampliou o seu índice de audiência em relação à medição passada. A média de audiência registrada hoje pela emissora no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é a maior se comparado às três últimas atualizações.

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) também está em alta na Grande Florianópolis. A rádio vem de nova alta nos principais períodos da pesquisa e tem mudado o seu patamar de audiência na capital catarinense. A rádio se defendeu do forte avanço vista numa concorrente de formato popular/hits (não assinante), ficando em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No 06h-19h (segunda à sexta-feira/FM+WEB) a rádio está na vice-liderança.

Mais destaques

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), entre o top 5 e sua sequência, a Grande Florianópolis conta com uma estação de perfil adulto-contemporâneo e a Atlântida FM 100.9 (jovem/pop-rock). No filtro "comercial" (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), as duas FMs ampliam bem a vantagem para as demais FMs medidas na pesquisa.

Na sequência, considerando novamente o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Florianópolis conta com a Itapema FM 93.7 (adulto-contemporâneo) avançando no índice de audiência em filtros gerais, seguida pela Cidade FM 90.7 (popular/hits).

A Magia FM 107.3 (jovem/adulto-pop), emissora que mudou seu formato em 2020, também se destaca ao cravar uma sequência positiva nos principais períodos da pesquisa, crescendo a cada nova atualização. Isso tem aproximado aos poucos a FM das estações que aparecem logo à frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros importantes.

Muitas mudanças e mais opções

Nos últimos anos, Florianópolis experimentou um crescimento significativo no número de estações em FM disponíveis para a audiência local. O processo de migração AM-FM, que atingiu concessões de São José (região metropolitana), possibilitou o surgimento de rádios como a Massa FM e a Magia FM. 

Na sequência, além dos investimentos feitos pelas emissoras que já estavam no ar, o mercado catarinense também viu outras novidades, como a chegada da CBN FM 91.3 (jornalismo/esportes), ocorrida no final de 2020. A expectativa é de novos crescimentos no universo de ouvintes para as próximas medições.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 18 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Florianópolis.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Florianópolis: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25012-panorama-regional-fm-jovem-pan-fm-e-massa-fm-seguem-com-os-tres-maiores-volumes-de-audiencia-de-florianopolis