Quarta-Feira, 10 de Março de 2021 @ 07:30

Panorama: Com mercado em alta, Super Rádio Tupi assume a liderança geral de audiência no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - FM O Dia, JBFM e Rádio Globo continuam crescendo em audiência

Publicidade

Atualizado - Na segunda-feira (8) o mercado do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização geral da audiência de rádio, esta que é medida regularmente pela Kantar IBOPE Media. E o resultado deixou o rádio carioca movimentado: o meio FM viu mais uma alta em seu índice geral de audiência e passou a contar com uma nova líder. E mais: em filtros como o 05h-00h/FM+WEB são três estações acima de 200 mil ouvintes por minuto. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2020 a fevereiro de 2021):

adstexto

Nova líder e o rádio carioca em alta

A Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular-jornalismo/esportes) alcançou a liderança geral de audiência no Rio de Janeiro e na região metropolitana. E isso acontece sem considerar a parcela de audiência que acompanha a rádio na faixa AM, já que a Tupi segue com transmissão em 1280 AM. A 96.5 FM aparece com mais de 233 mil ouvintes por minuto em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e disparada em filtros comerciais (superou a impressionante marca de 315 mil ouvintes por minuto no 06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). 

Os números da Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) também seguem expressivos, estando muito próxima da Tupi nos filtros gerais, o que pode manter acirrada a disputa em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) nas próximas medições.

O maior avanço absoluto no top 5 foi visto no índice da FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), rádio que mantém a sua trajetória positiva que foi iniciada a partir do segundo semestre do ano passado. Com o novo avanço, a rádio entra para a seleta lista de emissoras que estão acima dos 200 mil ouvintes por minuto em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que em alcance (30 e 90 dias), a FM O Dia é disparada a primeira colocada, com mais de 2.8 milhões de ouvintes diferentes impactados.

Dona do maior avanço na medição passada, a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) também cresceu na medição atual e segue próxima do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e da marca de 200 mil ouvintes por minuto (já superada com facilidade em filtros comerciais), rádio que possuí o segundo maior alcance do rádio carioca, acima dos 2 milhões.

As quatro primeiras colocadas no FM carioca são donas dos maiores volumes de audiência do rádio brasileiro.

Mais destaques

E segue forte o ritmo de crescimento da Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) nos principais períodos da pesquisa de audiência. A emissora obteve o terceiro maior avanço absoluto entre todas as FMs medidas. Outro detalhe importante: o resultado atual da Rádio Globo já coloca a estação mais próxima do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) do que da sequência do ranking FM.

A Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) continua isolada em sétimo geral nos principais períodos da pesquisa, além da liderança em seu Target. A emissora tem boa vantagem para a sequência do ranking em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, várias emissoras estão próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock), que deixou o dial FM no último dia 10 e tem na pesquisa atual o seu último balanço trimestral completo, é acompanhada pela Rádio Catedral FM 106.7 (religiosa/católica), emissora que avançou em audiência. A BandNews FM 90.3 (jornalismo) também está próxima dessas estações e completa o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Destaque também para o avanço da NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional), emissora que tem evoluído constantemente na medição e já aparece um pouco mais próxima da BandNews FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ela é seguida de perto pela SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) nesse filtro.

Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo), CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 101.3 (adulto/jovem-esportes/jornalismo) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também com marcas próximas. Destaque para a variação positiva no índice da Transamérica.

Veja também:
> Panorama: JB FM e Super Rádio Tupi disparam em audiência. Rádio Globo continua crescendo no Rio de Janeiro

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25055-panorama-com-mercado-em-alta-super-radio-tupi-assume-a-lideranca-geral-de-audiencia-no-rio-de-janeiro