Segunda-Feira, 29 de Março de 2021 @ 07:29

Rádio amplia seu alcance em São Paulo e 19 FMs seguem acima da marca de 1 milhão cada

São Paulo - Band FM, Jovem Pan FM, Alpha FM e Nativa FM seguem acima dos 2 milhões de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias. Metropolitana FM e Rádio Mix FM estão próximas dessa marca

Publicidade

O rádio paulistano continua colecionando números expressivos em alcance, quesito que mostra quantas pessoas foram impactadas por cada estação durante um determinado período de tempo. No geral, o FM de São Paulo e região metropolitana ampliou o seu alcance na comparação com a medição anterior, fato que foi possível após várias estações apresentarem altas em seus números. O mercado paulista continua também com a expressiva marca de 19 estações com marcas que superam 1 milhão de pessoas alcançadas em 30 e 90 dias (trimestre novembro de 2020 a fevereiro de 2021, 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - Kantar IBOPE Media).

adstexto

A Band FM 96.1 (popular/hits) segue com o maior alcance entre as FMs de São Paulo, sendo a única emissora acima da marca de 2.5 milhões (30 e 90 dias / 05h-00h/ FM+WEB / todos os dias e locais), Na comparação com a medição anterior, a rádio ampliou a sua marca e foi seguida pela Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que também cresceu em alcance e mantém a vice-liderança geral nesse quesito na Grande São Paulo.

Uma das novidades entre as FMs que estão acima dos 2 milhões de ouvintes alcançados é o fato da Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) voltar a registrar o terceiro maior valor da pesquisa nesse quesito, isso após uma nova alta em seus números. A emissora é seguida pela Nativa FM 95.3 (popular), rádio que consolidou uma marca que também supera os 2 milhões em alcance (30 e 90 dias / 05h-00h/ FM+WEB / todos os dias e locais).

Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) e Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) são as emissoras que aparecem mais próximas do corte dos 2 milhões. A primeira tem consolidada essa condição desde antes do período pré-pandemia, quando evoluiu de forma significativa na pesquisa. Já a Mix cravou uma marca bem superior àquela vista há um ano, o que destaca o momento positivo vivido pela FM.

Mais destaques

Logo na sequência, bem próximas da Metropolitana e da Mix, São Paulo conta com os números expressivos de alcance de rádios como Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa), emissoras que ampliaram suas marcas na pesquisa atual. Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparece estável na sequência, seguida pelas altas nos números das emissoras Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits).

A Transamérica FM 100.1 (adulto/jovem-jornalismo/esportes) continua com uma marca expressiva que é superior àquela registrada no primeiro semestre de 2020, acompanhada pela BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), rádio que apresentou uma forte variação positiva em alcance (30 e 90 dias / 05h-00h/ FM+WEB / todos os dias e locais). A CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) também cravou uma boa evolução e está logo na sequência.

NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), 105 FM 105.1 (popular/esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) fecham a seleta lista de rádios acima da marca de 1 milhão em alcance (30 e 90 dias / 05h-00h/ FM+WEB / todos os dias e locais), números estes que são superiores à população registrada pela grande maioria das cidades brasileiras.

Veja também:
> Panorama: São Paulo segue com a dobradinha Band FM e Nativa FM. Transcontinental volta ao top 5 de audiência
> Curiosidade: São Paulo e Porto Alegre contam com FMs comemorando seis anos de liderança geral de audiência
> Alcance do rádio cresce pela terceira vez consecutiva. São Paulo segue com 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes cada

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou à emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Contextualizando:
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25156-radio-amplia-seu-alcance-em-sao-paulo-e-19-fms-seguem-acima-da-marca-de-1-milhao-cada