Quarta-Feira, 28 de Abril de 2021 @ 10:48

Panorama: Rádio Gaúcha continua disparada na liderança em Porto Alegre. Rádio Caiçara segue avançando

Porto Alegre - Continental FM, Atlântida e Rádio 92 também ampliam suas médias de audiência. Antena 1 apresenta crescimento consistente

Publicidade

Porto Alegre e região metropolitana acompanharam neste mês mais uma atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida regularmente pela Kantar Ibope Media. E a notícia é positiva para o rádio: foi percebido o terceiro avanço consecutivo no universo de ouvintes, considerando os filtros gerais da medição. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2021):

adstexto

Líderes em alta

Impressiona a estabilidade da Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) no topo do ranking de audiência. A emissora registrou novamente uma marca muito parecida daquelas vistas nas últimas duas medições. Na comparação com a pesquisa anterior a Rádio Gaúcha viu uma leve elevação em seu índice em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 93.7 FM segue com o maior volume de audiência do rádio do sul do país e está sozinha na liderança do FM na Grande Porto Alegre.

Na sequência, mais um avanço da Rádio Caiçara FM 96.7 (popular). Com isso a emissora se consolida de vez na vice-liderança geral de audiência nos principais períodos da medição, tendo boa vantagem para as rádios que aparecem na sequência da pesquisa. O atual volume de audiência da Caiçara é o maior a ser alcançado pela marca no dial FM (com mais de 50 anos de trajetória, a Rádio Caiçara chegou ao FM em dezembro de 2015).

Destaque também para as emissoras Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) e Atlântida FM 94.3 (jovem/pop, que retomou sua posição em filtros gerais). As duas emissoras ampliaram as suas médias de audiência na comparação com a medição anterior, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para a Continental o resultado é expressivo, pois mantém a FM em um novo patamar de audiência e posicionada no top 3.

A 104 FM 104.1 (popular/hits) aparece logo na sequência e continua na disputa por posições dentro do top 5 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E passa a ser acompanhada mais de perto pela 92 FM 92.1 (popular/hits), rádio que apresentou o seu segundo avanço consecutivo no ranking de audiência.

RBS vs. Rede Pampa

As maiores audiências do rádio da Grande Porto Alegre pertencem à estações dos grupos RBS e Rede Pampa. A primeira tem a liderança geral com a Rádio Gaúcha, a Atlântida no top 5 e a Rádio 92 FM se aproximando dessa condição. Já a Pampa conta com a Caiçara, Continental FM e 104 FM (três estações no top 5 em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, em sétimo geral e estável no ranking FM, a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) passou a figurar em um novo patamar de audiência na virada de 2020 para 2021 e completa essa lista. A rádio é controlada pela Rede Pampa.

Mais destaques

Com forte alta em seu índice de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) apresentou boa evolução e se aproximou da Rádio Grenal nos filtros gerais. 

A Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e está entre as 10 primeiras nos filtros gerais, sendo também o maior índice de audiência entre as FMs que transmitem a partir da região metropolitana (é sediada em Novo Hamburgo).

A Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) e a Rádio 102.3 FM 102.3 (alternativa/adulta) estão logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo uma FM não assinante da medição à frente. 

Outra emissora que está um pouco mais próxima desse bolo que disputa por posições no complemento do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é a Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), estação que ampliou a sua média de audiência na comparação com a pesquisa passada.

Veja também:
> Panorama: Rádio Caiçara, 104 FM e Rádio Grenal avançam em Porto Alegre. Rádio Gaúcha segue líder isolada

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25313-panorama-radio-gaucha-continua-disparada-na-lideranca-em-porto-alegre-radio-caicara-segue-avancando