Segunda-Feira, 03 de Maio de 2021 @ 17:04

Simpósio Nacional do Rádio, organizado UFMT e Unemat, começa nesta semana, em Cuiabá

Cuiabá – Evento vai reunir 94 pesquisas de diversas regiões do país a partir da próxima quarta-feira (5)

Publicidade

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de Mato Grosso (Unemat) organizam a partir da próxima quarta-feira (5), o IV Simpósio Nacional do Rádio. O evento será realizado em formato virtual e contará com a participação de pesquisadores de 17 estados das cinco regiões do país, além de Espanha e Argentina.

adstexto

O simpósio foi criado a partir do Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom). Além do Mato Grosso, o evento já teve passagem pela Bahia, Rio Grande do Sul e Paraíba. Durante três dias, serão apresentados 94 resumos expandidos oriundos de 82 Instituições de Ensino Superior do Brasil e do Exterior.

O professor Luãn Chagas, do curso de Jornalismo da UFMT do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM-UFMT), um dos organizadores do evento, falou da expectativa da realização do simpósio em entrevista ao site PNB Online. “A expectativa é mostrar os nossos potenciais de pesquisa, de interesses, de escuta do rádio e também dos nossos potenciais de pesquisa em Mato Grosso”, afirmou Chagas.

Ele também ressaltou que a pesquisa do meio Rádio e sobre a mídia sonora tem se consolidado no Brasil nos últimos 30 anos e o evento celebrará essa marca. “Vamos ter uma homenagem a primeira tese de rádio da UFMT, que foi orientado pelos professores Mariângela Sólla López e o professor Pedro Pinto de Oliveira, que foram orientandos da professora Gisela Ortriwano”, explica. 

Os debates e painéis do evento terão transmissão pela internet, por meio do facebook do GP Rádio e Mídia Sonora e no canal do YouTube do Simpósio. As inscrições para ouvintes no evento estarão abertas até o dia de abertura. Todas as informações e programação do evento estão disponíveis na página do simpósio.

“O rádio é companhia e afeto que está no dia a dia de muitas pessoas. Seja o rádio, que está dentro da casa das famílias levando informação, seja um podcast, que é íntimo, está no fone de ouvido, no trabalho… Tudo isso vamos discutir no simpósio”, finaliza o professor Luãn Chagas.

Com informações do PNB Online

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25339-simposio-nacional-do-radio-organizado-ufmt-e-unemat-comeca-nesta-semana-em-cuiaba