Sábado, 22 de Maio de 2021 @ 12:14

Rádio Banda B opera de forma experimental no eFM e inicia transmissão definitiva em caráter científico na segunda-feira (24)

Curitiba – Emissora da capital paranaense faz parte da lista das primeiras emissoras a operarem no eFM

Publicidade

A Rádio Banda B AM 550 de Curitiba iniciou sua operação no dial estendido (eFM) nesta quinta-feira (20) de forma experimental. A emissora curitibana está operando na frequência 79.3 FM e, a partir da próxima segunda-feira (24), irá iniciar suas transmissões de forma definitiva em caráter científico. De acordo com as normas do Ministério das Comunicações (MCom), as rádios que irão migrar para dial estendido irão transmitir suas programações simultaneamente em AM e FM durante os próximos 5 anos.

adstexto

A rádio vai começar a operar oficialmente no dial eFM a partir das 8h desta segunda-feira (24). O diretor geral da emissora, o radialista Luiz Carlos Martins, vai apresentar seu programa com base na história da emissora e na migração para o dial FM. Ele comemorou o reconhecimento e explicou, na prática, como esta mudança irá acontecer para os ouvintes. 

“Trabalhamos muito para fazer parte desta migração histórica do rádio brasileiro e quem nos trouxe até aqui foi cada ouvinte. É preciso deixar claro que a Rádio Banda B AM 550 continuará transmitido normalmente, já que a migração será feita com transmissão simultânea dos dois canais por até 5 anos a partir do momento em que entrarmos na fase definitiva da faixa estendida. Dia 24 de maio começaremos a fase de testes. É com muito orgulho que somos a primeira rádio do Paraná autorizada a fazer esta migração”, explicou Martins ao Portal da Banda B.

A Radio Banda B é a primeira rádio AM a ter autorização para operar o eFM em Curitiba e está no conjunto de estações iniciantes na faixa estendida, inicialmente em caráter científico. A emissora vai manter sua programação que já é conhecida pelos paranaenses e continuará operando em 550 AM simultaneamente com a 79.3 FM durante os próximos cinco anos, prazo dado pelo Ministério das Comunicações às rádios do dial estendido em todo o Brasil.


Registro de sintonia da Rádio Banda B em 79.3 FM, feito na quinta-feira (20), quando iniciou os testes / crédito: tudoradio.com

Para orientar a sua audiência sobre a novidade relacionada a transmissão em eFM, a Banda B criou uma página especial com "perguntas e respostas" sobre a faixa estendida. O "hot site" está presente no topo do portal da emissora e também acessível via https://www.bandab.com.br/fm/ . Lá também é possível conferir modelos de receptores em FM compatíveis com o novo dial.


Registro do portal especial com perguntas e respostas sobre a faixa estendida 

A estreia oficial das emissoras no dial eFM ocorreu no dia 7 de maio. As emissoras Rádio Capital AM 1040, Cultura Brasil AM 1200 de São Paulo, Rádio Jornal AM 780 do Recife e a Rádio Liberdade AM 970 de Porto Alegre iniciaram suas transmissões no dia, assim como as estações da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), o que possibilitando a estreia da faixa eFM nas praças do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

Além da Rádio Banda B, veja abaixo as rádios que estão operando no dial eFM

Rádio Capital FM 77.5 - São Paulo
Rádio Cultura Brasil FM 77.9 - São Paulo
Rádio Jornal FM 76.1 - Recife
Rádio Liberdade FM 83.3 - Porto Alegre
Rádio Nacional FM 87.1 - São Paulo 
Rádio Nacional FM 87.1 - Recife
Rádio Nacional FM 87.1 - Rio de Janeiro
Rádio Nacional FM 87.1 - Belo Horizonte 
Rádio MEC FM 87.1 – Brasília

Veja também
> Curiosidade: Estações em eFM são captadas com facilidade em grandes centros como São Paulo

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25448-radio-banda-b-opera-de-forma-experimental-no-efm-e-inicia-transmissao-definitiva-em-carater-cientifico-na-segunda-feira-24