Quinta-Feira, 27 de Maio de 2021 @ 07:31

Tendências | WorldDAB Automotive realiza conferência online e destaca rádios automotivos

São Paulo – Objetivo para os próximos anos é manter o rádio no centro da experiência de áudio automotivo

Publicidade

O WorldDAB Automotive Working Groups, associação que reúne as indústrias automotiva e de transmissão para garantir a melhor experiência possível de rádio digital DAB + para o ouvinte, vai realizar uma conferência interativa ao vivo no dia 23 de junho, a partir das 10h, para debater sobre como as emissoras e os fabricantes de veículos poderão trabalhar juntos para implementar soluções para manter o rádio automotivo em destaque. A ação tem a intenção de enfrentar a possível concorrência de novas plataformas em carros cada vez mais conectados.

adstexto

O evento terá como termas "O futuro do rádio automotivo", "Criando uma experiência auditiva perfeita", "Projetando uma experiência de rádio digital centrada no ouvinte" e "Tudo gira em torno dos dados". Os quatro temas serão oferecidos no formato online. Entre as discussões que estarão em evidência no evento, estão “Como os fabricantes de automóveis veem o futuro do áudio automotivo?”, “Como os ouvintes se conectam e encontram rádio em diferentes plataformas?”, e “Como o DAB + é implementado pelos fabricantes de automóveis e pelas emissoras?”

Entre os participantes que já estão confirmados para o evento, estão Joan Warner (CEO da Commercial Radio Australia), Caroline Grazé (CEO da Radioplayer Germany) ou Martin Koch (responsável pelo desenvolvimento, entretenimento e funções do Grupo VW).

No centro das discussões, alguns acreditam que o número de carros conectados no mundo pode chegar a dois bilhões até 2025, com um carro médio produzindo até 30 terabytes de dados todos os dias. As inscrições para o evento podem ser feitas no site https://www.worlddab.org/.

O ambiente automotivo é um dos pilares do rádio em praticamente todo o planeta. Ontem (26), o tudoradio.com chegou a noticiar a ampla liderança do meio como principal fonte de áudio entre os motoristas e usuários de automóveis no Canadá. O mesmo acontece nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, entre outras localidades. A NAB, associação norte-americana, também conta com uma série de iniciativas para manter o mercado de rádio próximo do automotivo e trabalhar em novas soluções,

A primeira edição virtual do WorldDAB foi realizada em novembro do ano passado, devido a pandemia do novo coronavírus. A conferência foi acompanhada por 200 participantes e contou com mais de 50 palestrantes. Assim como em 2021, o encontro do ano passado teve como temas a expansão da tecnologia de rádio digital no setor automotivo e a expansão para outros mercados estiveram em destaque.

Outros tópicos que também serão discutidos são:

A evolução do rádio digital no Android Automotive;
Controle de voz e trabalho com os fabricantes de veículos para garantir que as emissoras sejam ouvidas;
Rádio híbrido com rádio digital DAB + no centro;
O futuro da publicidade da estação DAB + no painel do carro;
Metadados e a importância de recursos visuais seguros

Veja também
> Canadá: Rádio AM/FM retoma em 2021 o nível de liderança nos carros que era observado em 2019
> WorldDAB divulga relatório que mostra o avanço do rádio digital na Europa e Austrália. Reino Unido e Noruega lideram na adesão
> Rádio segue na liderança de consumo de mídia em automóveis nos Estados Unidos

Com informações da Lalettre.pro

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25470-tendencias-worlddab-automotive-realiza-conferencia-online-e-destaca-radios-automotivos