Quinta-Feira, 27 de Maio de 2021 @ 10:59

Panorama: Com meio em alta, Massa FM aparece na vice-liderança de audiência. Regional FM segue isolada em Florianópolis

Florianópolis - Jovem Pan FM segue no top 3. Atlântida e Magia FM avançam em audiência

Publicidade

Florianópolis também é mais um exemplo do momento positivo que o rádio vive quando o assunto é audiência. O universo de ouvintes na capital catarinense e região metropolitana também avançou na atual medição realizada pela Kantar IBOPE Media. Com novidades em várias estações e a consolidação de alguns projetos, o mercado de rádio da capital de Santa Catarina vive um momento importante. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2021):

adstexto

Destaques no top 3

A Regional FM 106.5 segue hegemônica em Florianópolis e na região metropolitana. A rádio de formato popular/hits mantém boa distância para as demais FMs medidas na pesquisa e essa situação confortável foi ampliada na atual medição. A 106.5 FM registra hoje uma média de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) que é superior aos valores marcados entre o final de 2020 e começo de 2021. Na comparação com a medição passada, o avanço no índice da Regional FM foi considerável.

Também é destaque a consolidação da vice-liderança de audiência da Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora estava tecnicamente empatada com a Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop) na medição anterior e agora, após um novo avanço, ficou isolada nesta condição na pesquisa atual. Esta é a melhor colocação obtida pela Massa FM em Florianópolis.

A Jovem Pan FM também é um dos destaques da medição de audiência em Florianópolis. A rádio se mantém no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), briga desde o ano passado pela liderança geral em alcance e conta hoje com uma média de audiência consolidada desde o ano passado.

Mais destaques

Quem também está avançando em Florianópolis é a Atlântida FM 100.9 (jovem/pop-rock). Após uma série de novidades em seu projeto a partir de janeiro deste ano, a estação tem respondido de forma positiva na medição de audiência. A 100.9 FM teve um avanço consistente na atual medição e está com uma média superior aos valores registrados entre o final de 2020 e o começo de 2021. Com isso, a rádio se aproxima um pouco mais da Band FM 96.1 (popular/hits, esta que está mais próxima do top 3 em filtros gerais).

A Magia FM 107.3 (jovem/pop) também é outra emissora que segue em destaque na corrida pela audiência na Grande Florianópolis. A rádio tem crescido a cada nova atualização da medição, estando hoje em um novo patamar de audiência. A Magia FM vem de mudança de formato em 2020 e, aos poucos, se aproxima da Itapema FM 93.7 (adulta/alternativa) e de outras duas FMs não assinantes da pesquisa.

A CBN FM 91.3 (jornalismo/esportes) passou a aparecer na pesquisa, estação que passou a participar do mercado FM da capital catarinense a partir do final de novembro passado. A estação já dobrou seu volume de audiência em relação aos primeiros registros e já entra no top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Regional FM, Jovem Pan FM e Massa FM seguem com os três maiores volumes de audiência de Florianópolis

Muitas mudanças e mais opções

Nos últimos anos, Florianópolis experimentou um crescimento significativo no número de estações em FM disponíveis para a audiência local. O processo de migração AM-FM, que atingiu concessões de São José (região metropolitana), possibilitou o surgimento de rádios como a Massa FM e a Magia FM. 

Na sequência, além dos investimentos feitos pelas emissoras que já estavam no ar, o mercado catarinense também viu outras novidades, como a chegada da CBN FM 91.3 (jornalismo/esportes), ocorrida no final de 2020. 

A expectativa é de novos crescimentos no universo de ouvintes citada pelo tudoradio.com no início de 2021 tem se confirmado. E a tendência é de que a Grande Florianópolis tenha mais uma mudança de configuração de seu dial FM ainda neste ano, com a confirmação de mais migrantes AM-FM na faixa entre 88.1 FM e 107.9 FM.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 18 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Florianópolis.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Florianópolis: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25472-panorama-com-meio-em-alta-massa-fm-aparece-na-vice-lideranca-de-audiencia-regional-fm-segue-isolada-em-florianopolis