Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006 @ 13:47

Rádio UFPR: a primeira exclusiva para a internet no Paraná

Curitiba - Universidade investe no rádio através de uma emissora online. Instituição deverá lançar sua FM na capital pararaense a partir do ano que vem pela freqüência 94.5 MHz
Publicidade
A primeira emissora de rádio, exclusiva para a internet, foi lançada pela Universidade Federal do Paraná. É a Rádio UFPR,  uma emissora educativa, com música popular brasileira e notícias da comunidade universitária. No ano que vem a emissora também vai estar com a programação no ar em freqüência modulada, atingindo toda a Região Metropolitana de Curitiba na freqüência 94.5 FM, em um projeto que tem a coordenação da Proplan: Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade.

A programação na internet começou no dia 8 de julho de 2003. Outras experiências de webradio  foram tentadas em algumas instituições paranaenses, mas apenas através de donwloads de arquivos de áudio e não com programação permanente, não se caracterizando como webradio. 
 
A programação 24 horas da Rádio UFPR, que está no ar há quase dois anos, é direcionada aos clássicos da Música Popular Brasileira. Há também programas de Chorinho,  Música Instrumental Brasileira e os clássicos da Bossa-Nova e do passado da MPB. Em meio à programação, a cada duas músicas, a emissora traz a identificação, a hora certa e uma notícia sobre a UFPR e a comunidade universitária. 
            
Professores e estudantes da UFPR, que fazem cursos de pós-graduação no exterior, também  ouvem a emissora com alta qualidade de som através da rede mundial de computadores, mantendo o contato com a cultura brasileira  e com as informações da UFPR. E muitos escrevem registrando a audiência e o grande significado de ouvir o som de sua terra, mesmo longe de casa. Além de todo o Brasil, a estatística de audiência na internet mostra a localização dos acessos principalmente nos Estados Unidos, Europa e América-Latina. 
 
Quando a instalação do transmissor da FM estiver concluída, a Rádio UFPR também vai reservar espaços para apresentar a produção dos estudantes de Comunicação Social da UFPR.

A proposta é oferecer a opção de uma emissora de rádio cultural e informativa de alto nível para o curitibano. E divulgar a contribuição da UFPR para a sociedade.

Para ouvir: www.radio.ufpr.br


Por Redação Sul - 13/11/2006
[email protected]

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/256-radio-ufpr-a-primeira-exclusiva-para-a-internet-no-parana