Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021 @ 07:29

Panorama: Nativa FM e Jovem Pan FM avançam de novo. Band FM e Alpha FM seguem com as maiores audiências em São Paulo

São Paulo - Metropolitana FM e 89 FM A Rádio Rock também se destacam ao ampliarem seus índices de audiência

Publicidade

São Paulo acompanhou ontem (8) mais uma atualização geral dos dados da audiência de rádio, esta que é medida regularmente pela Kantar IBOPE Media. Após três altas consecutivas de audiência, o universo de ouvintes em filtros gerais oscilou negativamente na atualização da pesquisa, mas segue em patamar mais elevado na comparação com o patamar observado até maio deste ano. Vários destaques foram observados. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre abril a junho de 2021):

adstexto

Disputa acirrada pelas primeiras colocações

O mercado paulistano viu uma maior aproximação de três rádios de formatos diferentes no ranking FM+WEB geral. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) as estações Nativa FM 95.3 (popular) e Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) aparecem mais próximas da vice-líder geral Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo). Isso foi possível após uma nova evolução nos índices de audiência da Nativa e da Jovem Pan FM, rádios que já haviam crescido no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a partir da medição passada.

Já em períodos 'comerciais' (segunda à sexta-feira/07h-19h/FM+WEB) a Alpha FM aparece com uma situação mais confortável nessa concorrência, enquanto a Jovem Pan FM mantém a terceira colocação geral obtida a partir da medição passada, sendo seguida pela Nativa FM (rádio que teve um forte avanço nesse filtro a partir da atualização atual).

Antes, a Band FM 96.1 (popular/hits) continua isolada na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, mantendo uma boa distância para as demais concorrentes. E a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) também figura no top 5 de filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando um pouco mais próxima do top 3 do que da sequência do ranking FM.

Mais destaques

Na sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) manteve o patamar de audiência visto nas medições anteriores, este que é mais elevado do que a rádio estava registrando em 2020. 

Já a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), também em patamar mais elevado de audiência do que as medições anteriores, variou de forma positiva e aparece bem próxima da 88.1 FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) aparece na sequência e, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), é seguida pela 89 FM a Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa). A 89 foi um dos destaques da atual medição de audiência ao ampliar a sua média de audiência em filtros gerais.

Uma FM indicada como não assinante completa o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais, seguida por outras duas estações que também não têm seus nomes indicados.

Próximas no ranking FM

A Kiss FM 92.5 (adulto/rock) também segue próxima desta sequência do top 10 em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já a Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) ampliou a sua média de audiência em filtros gerais e se aproximou da CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes). BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) aparecem na sequência nesse mesmo filtro.

Devido a grande aproximação entre essas emissoras, algumas posições são alteradas a depender do filtro analisado. Por exemplo: se considerar o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) quem puxa essa sequência é a CBN, seguida de perto pela Kiss FM e BandNews FM. 

Veja também:
> Alcance do FM também cresce em São Paulo. Seis rádios estão acima de 2 milhões
> Panorama: Band FM e Alpha FM avançam de novo em audiência. Jovem Pan FM e Metropolitana FM ganham posições em São Paulo

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25711-panorama-nativa-fm-e-jovem-pan-fm-avancam-de-novo-band-fm-e-alpha-fm-seguem-com-as-maiores-audiencias-em-sao-paulo