Quinta-Feira, 15 de Julho de 2021 @ 07:29

Panorama: Rádio Itatiaia segue líder isolada em Belo Horizonte. BHFM e Liberdade FM ampliam seus números

Belo Horizonte - Extra FM ganha posição no top 10 em filtros gerais. Apesar da estabilidade no universo de ouvintes, várias FMs apresentaram avanços em seus índices de audiência

Publicidade

Atualizado às 14h24 - Estabilidade é a palavra que melhor define a atualização de mais uma pesquisa de audiência de rádio em Belo Horizonte, esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. Apesar de pouca variação no índice geral do meio FM na comparação com a pesquisa anterior, várias estações mineiras apresentaram variações positivas em seus índices. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2021):

adstexto

Altas no top 3

Duas estações que estão entre os maiores volumes de audiência do país tiveram suas médias ampliadas na atual medição. Uma delas foi a BH FM 102.1 (popular/hits), estação que sustenta a vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa, rádio que também é dona do segundo maior alcance (30 e 90 dias) do rádio na Grande Belo Horizonte. O avanço mais significativo foi visto em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Quem também avançou foi a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo), movimentação esta que deixou a estação como um dos principais destaques da medição. O crescimento visto na média da emissora ampliou um pouco mais a disputa pela vice-liderança em filtros gerais (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Antes, com pouca variação em sua média de audiência, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) segue isolada na primeira colocação geral nos principais períodos da pesquisa. A Itatiaia também segue entre os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro, com uma média que supera os 127 mil ouvintes por minuto em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais.

Poucas mudanças na sequência

A Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo), rádio que vem de alta na medição de audiência passada, registrou uma marca muito próxima da média que a estação tem registrado nas pesquisas anteriores. Isso também a posiciona como uma das maiores audiências entre FMs de seu formato no país, além de uma posição de destaque no ranking geral.

Fechando o top 5, a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) cravou uma média de audiência muito próxima daquela vista na medição passada. Ou seja, a rádio manteve o novo patamar que foi conquistado nas últimas medições. A Jovem Pan FM vem de altas consecutivas desde o segundo semestre de 2020, o que consolidou a atual posição de destaque no mercado mineiro, mantendo vantagem para o FM não assinante da medição.

Belo Horizonte também viu uma variação positiva no índice da 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk-esportes), estação que tem impressionado pela estabilidade em seus números (segue registrando marcas muito próximas, com poucas variações), estando segura na sétima colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Com poucas variações em seus números, Extra FM 103.9 (popular/hits) e Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo a primeira vez que a 103.9 FM aparece em oitavo geral desde o seu retorno ao dial FM mineiro (volta ocorrida em julho de 2017). E com a atual momentação, as duas FMs também mantém suas posições entre as maiores audiências do FM mineiro.

E o mercado mineiro tem uma novidade no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais): a CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) avançou e voltou a completar o top 10 nos filtros gerais. 

Belo Horizonte também observou altas nos índices de rádios que aparecem na sequência do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), casos da Inconfidência FM 100.9 (adulto/educativa), Rádio Super FM 91.7 (adulto/jornalismo, emissora que apresentou uma variação positiva bem consistente) e CBN FM 106.1 (jornalismo).

Veja também:
> Panorama: Alvorada FM e Jovem Pan FM avançam em Belo Horizonte. Rádio Itatiaia segue líder de audiência

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25742-panorama-radio-itatiaia-segue-lider-isolada-em-belo-horizonte-bhfm-e-liberdade-fm-ampliam-seus-numeros