Sexta-Feira, 16 de Julho de 2021 @ 07:30

Com avanço no rádio, música latina cresce mais em comparação com outros gêneros

São Paulo - Formato comum no rádio dos EUA é impulsionado também pelas emissoras brasileiras. Levantamento é relacionado à 2020

Publicidade

Um levantamento internacional mostrou que a música latina teve um avanço consistente em 2020. O gênero, que para o relatório considera as músicas cantadas em espanhol, independente do estilo, é um formato comum no mercado de rádios dos Estados Unidos, Europa e começa a ganhar espaço nas estações brasileiras. Segundo o relatório da RIAA (The Recording Industry Association of America), o faturamento da música latina avançou cerca de 19% em 2020, variação superior ao mercado geral (9,2%). Vale destacar que esse crescimento ocorreu em meio à pandemia da covid-19. Acompanhe os detalhes:

adstexto

Com um valor estimado em US $655 milhões, a música latina é impulsionada em grande parte pelos serviços de streaming on-demand, como o Spotify. Porém, o rádio tem um papel importante nesse processo, principalmente pelas estações em FM do gênero nos principais mercados dos Estados Unidos. Algumas delas figuram entre as maiores audiências de mercados como Nova York e Los Angeles, segundo medição PPM da Nielsen Audio. 

Outros levantamentos colaboram para o momento positivo do gênero musical. No YouTube, por exemplo, os clipes latinos corresponderam a aproximadamente 30% dos mais populares na plataforma de vídeos do Google. Bad Bunny, um dos principais nomes do gênero, foi o artista mais transmitido globalmente no Spotify em 2020.


RIAA Latin Report 2020 / dados sobre o faturamento da música latina

Já os dados da Nielsen Music apontam que o gênero latino foi o quinto em consumo mundial, atrás do hip-hop, pop, rock e country. Também impulsionado pelo crescimento de audiência de rádios nesse formato, a música latina foi dona do maior avanço entre os gêneros musicais nos Estados Unidos.

No Brasil, esse formato que conta com parcerias de artistas nacionais e é impulsionado pela música Pop, passou a ter um espaço exclusivo em algumas emissoras, refletindo o avanço do gênero através dos serviços de streaming. O programa DALE, produzido pela Rádio Latina Brasil, é um deles, presente em mais de 20 estações (98 FM 98.9 de Curitiba, Hits FM 103.1 do Recife, 99 FM 99.9 de Taubaté, Nova FM 93.1 de São Luís, Morada FM 95.5 do Litoral Norte Paulista, Interativa FM 101.7 de Avaré, entre outras).

Novamente sobre a presença do gênero em rádios de outros países, o desempenho de algumas estações colaborou com o bom momento da música latina. WSKQ-FM Mega 97.9, por exemplo, registra hoje o terceiro maior volume de audiência no mercado de Nova York (Nielsen Audio - junho de 2021), com um alcance próximo de 2 milhões de pessoas em 30 dias. Estações especializadas em músicas hispânicas também têm alcançado tal relevância, impulsionando as produções latinas.

Música Latina? 

Apesar de ser um país da América Latina e seus artistas serem considerados como sendo do gênero latino, o Pop Latino indicado pela indústria musical não tinha tanta penetração no mercado brasileiro, algo que dá sinais de mudanças. Além dos programas especializados em rádios FMs do país, existem plataformas como a plataforma Latina Brasil, que tem como foco principal o Latin Pop, incluindo sua Rádio online.

"O Latin Pop é o gênero musical pop mais forte no mundo hoje, mas que ainda tem menos penetração no Brasil do que deveria", explica Marcelo Braga, diretor geral da Latina Brasil, plataforma que também abrange obras latinas produzidas em todos os países latinos, incluindo os europeus Portugal, Espanha e Itália, noticiando e promovendo o gênero através de seus canais.

"Falamos de música, séries e demais conteúdos do universo pop latino. Musicalmente a Latina Brasil tem um foco especial no Latin Pop, que é o estilo musical que mais cresce no mundo. Ou seja, não importa se é um artista latino ou não (Black Eyed Peas, por exemplo), mas a linguagem musical precisa ser o Latin Pop. Artistas como J Balvin, Maluma, Shakira, Rosalia e Karol G seriam bons exemplos do gênero", completa Braga.

Geralmente esses estilos vem embalado como música Pop internacional, mas alguns artistas nacionais têm auxiliado a promoção do Latin Pop no mercado brasileiro, através de parcerias com artistas de outros países. Marcelo explica que Anitta e outros artistas também estão envolvidos em produções com a linguagem do Latin Pop. São vários os exemplos: “As collabs entre Nego do Borel e Maluma, Anitta e J Balvin, Luisa Sonza e Danna Paolla, Simone & Simaria com Sebastian Yatra, entre outros”, destaca o diretor da Latina Brasil.

O Latin Pop é um formato bem difundido nos demais países latinos, tendo como grande impulsionador diversas redes de rádios internacionais. Um exemplo está no trabalho da Los 40, do Grupo PRISA. O formato da emissora se assemelha ao Pop Internacional, como o Pop CHR, mas tem uma forte base no Latin Pop. A rede, com sede na Espanha e espalhada por vários países americanos, também se subdividiu em outras bandeiras, como Los 40 Classics e Los 40 Dance.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25749-com-avanco-no-radio-musica-latina-cresce-mais-em-comparacao-com-outros-generos