Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021 @ 07:29

O Rádio Hoje | Cresce a oferta de receptores FM que iniciam a partir de 76 MHz. AESP Talks lista modelos automotivos e portáteis

São Paulo - As principais montadoras automotivas contam com sistemas de Infoentretenimento com a banda de FM indo de 76.1 FM até 107.9 FM, faixa indicada agora como FM 2.0

Publicidade

A disponibilidade de receptores com a banda FM estendida está em expansão no Brasil. A afirmação é baseada em um levantamento revelado durante a edição desta semana do AESP Talks, que mostrou modelos de receptores de FM automotivos e também portáteis disponíveis no mercado. A principal dúvida da indústria de rádio quanto a ampliação do FM no Brasil é relacionada à disponibilidade de receptores adaptados ao chamado "FM 2.0", ou seja, entre 76.1 FM a 107.9 FM. A nova faixa (eFM), entre 76.1 FM a 87.3 FM), irá acomodar as emissoras originadas na AM nos grandes centros.

adstexto

A pesquisa foi realizada por José Mauro de Ávila, membro do comitê técnico da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado São Paulo) e integrante do Mega Sistema de Comunicação (Ribeirão Preto). Com o apoio da Rádio Banda B, do Grupo JCPM e do portal tudoradio.com, o engenheiro apresentou no AESP Talks modelos de receptores FMs com a banda iniciada em 76 MHz. Entre os dispositivos estão rádios automotivos de marcas famosas no mercado nacional, sistemas próprios de Infoentretenimento das principais montadoras, rádios portáteis, caixas de som bluetooth com FM e também smartphones com chip de FM ativo.

Na linha automotiva, o levantamento mostra que as montadoras Volkswagen, Chevrolet, Peugeot, Hyundai, Renault, Nissan, Ford e Honda já contam com o FM entre 76.1 FM a 107.9 FM nos modelos comercializados a partir de 2019, independente da categoria dos veículos. A FIAT, outra importante montadora no Brasil, teve a banda eFM constatada em sistemas de Infoentretenimento de modelos a partir de 2021.

O caso da Volkswagen é um bom exemplo do avanço do “FM 2.0” no setor automotivo. A montadora conta com mais um modelo de rádio como padrão, variando conforme o veículo comercializado. Desde o sistema mais simples, até o receptor que também é comercializado em outros países, o Infoentretenimento tem o FM iniciado em 76.1 FM. O VWPlay, produzido no Brasil, também está com a faixa FM estendida disponível. E existe a possibilidade de atualizar o software do Infoentretenimento de modelos anteriores a 2019.


Recepção de estação eFM (Rádio Capital FM 77.5) na Grande Campinas / Crédito: Adriano Mansette

Receptores embutidos vendidos no mercado que não são originais da montadora (e chamam a atenção por embarcarem sistemas como Apple CarPlay e Android Auto), também contam com a faixa FM entre 76.1 FM e 107.9 FM. José Mauro mostrou modelos da Pioneer do Brasil como DMH-ZF9380TV, DMH-ZS9380TVR, DMH-ZS9380TVH, DMH-ZS9380TVN, entre outros.

Já os media receivers automotivos sem tela, apenas com conexão bluetooth, também já estão equipados com a nova faixa. Novamente da Pioneer do Brasil, os modelos SPH-C10BTm, MVH-98UB, MVH-S218BT e MVH-S118UI começam com o FM em 76 MHz.

Saiba mais:
> Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
> Curiosidade: Estações em eFM são captadas com facilidade em grandes centros como São Paulo
> Rádio Capital e Banda B orientam a audiência sobre receptores eFM. Mais rádios anunciam operação em nova faixa

Receptores portáteis

A pesquisa de José Mauro também encontrou vários modelos de rádios portáveis com a banda FM iniciada em 76 MHz, com muitos deles comercializados em marketplaces na internet. São modelos da Motobrás, MXXQQ Rádio, Mondial (inclusive modelos Boombox), Yorek, entre outros. Para aqueles ouvintes mais próximos do setor de rádio, é comum a informação que modelos como Sangean, Degen, Tecsun, entre outros, também são opções com “FM 2.0”.

A famosa JBL Turner, que nas últimas duas edições da Black Friday esgotou rapidamente na loja do fabricante e foi amplamente vendida pelos principais varejistas brasileiros, está com uma nova versão: a JBL Turner 2. O novo modelo mantém o RDS como o primeiro e abre a banda de FM, iniciando em 76 MHz.


JBL Turner 2 FM na apresentação feita no AESP Talks

Smartphones

O celular, ou smartphones, é outro grande aliado nessa expansão de receptores FM a partir de 76 MHz. E são vários os modelos atuais com o chip FM ativo e com a banda FM ampliada. Na apresentação durante o AESP Talks, foram listados os modelos a seguir:

> Smartphone Multilaser G Max 4G
> Smartphone Multilaser G Pro
> Smartphone Positivo Twist 3 Pro
> Celular LG G360 Dual Sim
> Celular LG G3
> Smartphone LG K40S
> Smartphone LG K50S
> Smartphone LG K61
> Smartphone Motorola Moto G8 Power Lite 4GB 64
> Smartphone Motorola Moto G10 
> Smartphone Motorola G5
> Smartphone Motorola G6
> Smartphone Motorola Moto G7 Play
> Smartphone Samsung Galaxy A10s
> Smartphone Samsung Galaxy A20S
> Smartphone Samsung Galaxy A7
> Smartphone Samsung Galaxy A5
> Smartphone Samsung Galaxy A1

Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, a Rádio Banda B AM 550 FM 79.3 de Curitiba realizou reportagens com listas de receptores (principalmente smartphones) com FM ativo, cuja faixa é iniciada em 76 MHz. Todos os detalhes estão no hot-site bandab.com.br/fm.

Recomendamos:
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com
> Mapa da Atualização: confira aqui em tempo real as mudanças no dial de todo o país
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25789-cresce-a-oferta-de-receptores-fm-que-iniciam-a-partir-de-76-mhz-aesp-talks-lista-modelos-automotivos-e-portateis