Sábado, 31 de Julho de 2021 @ 10:16

Emissoras de Piracicaba tem seus canais divulgados após migração AM-FM

Piracicaba - Todas as rádios do município ocuparão canal na faixa convencional do FM. A primeira a migrar será a Jovem Pan News AM 910

Publicidade

Após a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgar a lista de canais que irão abrigar emissoras que estão no processo de migração AM-FM no interior paulista, duas das três rádios de Piracicaba já tem seus futuros canais divulgados. Segundo a agência reguladora, todas as rádios deverão migrar para o FM convencional, sendo a primeira a Jovem Pan News AM 910.

adstexto

No início deste mês a Anatel publicou canais para migração AM-FM em diversas localidades do interior paulista, incluindo as regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Piracicaba, município este que já tem praticamente definida a configuração do dial após o processo, segundo reportagem publicada pelo Jornal de Piracicaba.

De acordo com a publicação, as três rádios am's de Piracicaba preparam-se para migrar para a FM. A primeira será a Jovem Pan News, esta que deverá ocupar o dial 99.5 FM, seguida, até 2022, pela futura Rádio Difusora FM 88.1. Já a Rádio Educadora AM 1060 deverá ser a última, já que ainda não conseguiu uma frequência em FM por ter ficado no lote residual.

O diretor da Onda Livre (Jovem Pan News), Lourenço Tayar, informa que ainda não tem data certa para trocar AM por FM. "(…) mas, nosso engenheiro calcula que em quatro meses estaremos com a rádio nova no ar", informa.

Já Andréa Pippa Soave, da Rádio Difusora, também não tem data para migração. "Temos um ano para migrarmos, a partir do pagamento da outorga. Como ainda não veio o boleto, não há previsão para mudanças."

O coordenador de Comunicação da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) Luiz Antonio Veloso explica que os ouvintes terão mais qualidade de som e que estamos vivendo o fim das rádios AM. Veloso conta que, atualmente, das 1.781 estações AM, 1.331 já pediram migração para a FM. "Ainda vai um tempo para que todas sejam desligadas, mas o número de outorgas para migração tem crescido hoje em dia. Dá para afirmar que é o fim das rádios AM", diz Veloso, professor referência em Rádio e Televisão na Metodista.

 Ainda de acordo com ele, no caso de Piracicaba, todas as rádios estarão na classe A4 de potência, configuração que irá proporcionar as estações uma distância protegida de 24 quilômetros.

Já em relação a Rádio Educadora, o radialista Jairinho Mattos, conta que a sua rádio ficou no lote residual e que ainda não conseguiu uma frequência em FM na Anatel.

Com informações do Jornal de Piracicaba

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25836-emissoras-de-piracicaba-tem-seus-canais-divulgados-apos-migracao-am-fm