Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2021 @ 07:31

Panorama: Recife FM, Rádio Jornal e Novabrasil FM avançam em audiência no Recife

Recife - Jovem Pan FM mantém novo patamar de audiência obtido em medições anteriores. Aumenta a disputa pelo top 3 em filtros gerais

Publicidade

O mercado de rádio da capital pernambucana acompanhou mais uma movimentação dos números da audiência FM+WEB, pesquisa esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. Recife segue com as duas primeiras colocadas sem assinar a medição de audiência, mas a movimentação atual do universo de ouvintes aproximou as FMs de formatos populares desse topo do ranking em filtros gerais. Foram vários os destaques observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2021):

adstexto

Mais próximas do topo

A Recife FM 97.5, emissora de formato popular/hits que já estava consolidada na terceira colocação geral nos principais períodos da pesquisa, avançou mais um pouco em audiência na atualização atual dos números. A rádio contrariou a leve oscilação negativa do meio FM e passou a ficar tecnicamente empatada com a segunda colocada geral, uma FM não assinante da pesquisa. Em filtros como 05h-05h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Recife FM já aparece posicionada na vice-liderança geral.

Também é destaque o forte avanço visto na média da Rádio Jornal FM 90.3 (popular/jornalismo-esportes), emissora que apresentou a maior evolução absoluta entre as 10 primeiras colocadas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a reposiciona na quarta colocação nos principais períodos da pesquisa e diminui a distância que a separa do top 3. A Jornal é seguida pela Clube FM 99.1 (popular/hits), estação que completa o top 5.

Mais destaques

Um dos maiores avanços da atual medição foi visto no índice da Novabrasil FM 94.3 (adulto/nacional), emissora que lidera a audiência entre as FMs de formato adulto-contemporâneo. O avanço foi o suficiente para reposicionar a 94.3 FM na sexta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estação que enfrenta forte concorrência da Jovem Pan FM 95.9 (jovem/pop, rádio que manteve o novo patamar de audiência, após alta nas medições anteriores).

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio Canaã FM 91.3 (religiosa/gospel) apresentou o segundo maior avanço absoluto de audiência do top 10 ao comparar com os dados da pesquisa anterior, se aproximando de uma FM não assinante. Na comparação com a medição passada, a Canaã evoluiu três posições.

O top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado por outra FM não assinante, seguida de perto pela CBN FM 105.7 (jornalismo/esportes). Vale destacar que a sequência entre a oitava colocada geral e a 16ª contam com rádios muito próximas no índice de audiência.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 23 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência no Grande Recife.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Recife: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25978-panorama-recife-fm-radio-jornal-e-novabrasil-fm-avancam-em-audiencia-no-recife