Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 @ 07:31

Alpha FM intensifica geração de conteúdo em sua grade e também em canais digitais

São Paulo - Nos últimos meses foram lançados vários conteúdos especiais sobre música, mercado, viagens, comportamento, entre outros temas e segmentos

Publicidade

A Alpha FM 101.7 de São Paulo, estação que está entre as maiores audiências do rádio brasileiro, tem intensificado a geração de conteúdo próprio, com distribuição através de sua programação e também nos canais digitais geridos pela FM. Esse movimento foi iniciado no começo de 2021, após o lançamento de sua nova identidade artística e de seu tema musical (assim como seu novo slogan). Os conteúdos contam com nomes e marcas importantes em suas respectivas áreas, como empreendedorismo, turismo, economia, comportamento, entre outros temas.

adstexto

Uma das novidades ocorre através do patrocínio da KLM, companhia aérea holandesa que conta com voos regulares entre São Paulo e a Europa. A Alpha FM oferece o conteúdo Viagem em Detalhes, série apresentada por Renata Sucena e Sandra Scigliano que destaca destinos e roteiros importantes para a audiência da emissora. O material, cuja veiculação foi iniciada em agosto, conta com distribuição em podcast, vídeo e com drops na grade de programação da 101.7 FM.

O tema sustentabilidade também está em pauta na produção de conteúdo da Alpha FM. Em material multiplataforma, a Alpha FM conta com Marcus Nakagawa, conhecido como Prof. Naka, sobre as iniciativas de diferentes empresas e setores em prol do meio ambiente. No primeiro episódio, distribuído nesta quarta-feira (15), Naka conversa com Maria Elisa Fudaba Curcio, PhD, diretora jurídica e relações institucionais da Ypê, sobre ESG.

Outra novidade na geração de conteúdo da Alpha FM foi a estreia de um programa sobre leitura. A jornalista Nicole Delfino entrevista autores importantes no podcast "Contos & Histórias". O primeiro episódio contou com a participação de Aline Bei, que falou sobre o livro "Pequena Coreografia do Adeus".

Relacionada:
> Reportagem destaca atuação de rádios como Alpha FM, 89 FM A Rádio Rock e CBN na criação de conteúdos extradial

A Alpha FM também tem entrevistados artistas de interesse do público da emissora, conteúdo este que também está disponível em vídeo, presente no portal da rádio e no canal do YouTube da FM. O Alpha Sessions, projeto que transmite lives musicais, contou recentemente com o músico João Sabiá. O conteúdo em vídeo da rádio também possui materiais sobre cultura em São Paulo, giro gastronômico e o Alpha Classics.

Também são destaques os boletins de colunistas que já estão ativos na programação da rádio e disponíveis no digital (áudio e vídeo). A Alpha FM conta com programetes como Minuto Rede D’or (relacionado à área de saúde), Manual do Empreendedor (com Cristiana Arcangeli), Momento Casa (com Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura), Empresas e Mercados Brazil Journal (por Geraldo Samor), Pet e Cia (com Julinho Casares), Alpha Digital (com Léo Kuba), Momento do Vinho (com Carlos Cabral), Fala Aí (com Dr. Jairo Bouer), Auto Papo (com Boris Feldman), entre outros.

Em conversa para uma reportagem especial desenvolvida pelo jornalismo da AERP, Juliana Simomura, Head de Marketing do GC2, explicou o movimento feito pela Alpha FM. "Desenvolvemos produtos inéditos, ou até mesmo um aprofundamento daquilo que não conseguimos passar no ar. Por exemplo, não conseguimos tocar um artista duas vezes na sequência, mas é possível fazer um especial para o digital neste formato", explica.

"Com elas foi possível constatar que temos uma abrangência maior de público nos podcasts, e também, conseguimos testar novos conteúdos no ambiente digital, antes mesmo de ir para o dial (...) A gente se adaptou e contratou profissionais com perfil multimídia, e dentro da versatilidade do rádio já tínhamos a base de conteúdo. A partir disso, tivemos que aprender a trabalhar neste ambiente", afirma Juliana.

Acompanhe toda a geração de conteúdo em áudio e vídeo da Alpha FM através do portal da emissora: https://alphafm.com.br/


Plataforma de podcast da Alpha FM. Registro do acesso via desktop

Veja também:
> JBFM e Alpha FM se unem para realizar o projeto Couvert Artístico em casa
> Alpha FM cria projeto Alpha Social no intuito de combater a fome e a desigualdade

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26097-alpha-fm-intensifica-geracao-de-conteudo-em-sua-grade-e-tambem-em-canais-digitais