Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 @ 10:56

Anatel divulga autorização de funcionamento para canais para migrantes AM-FM para Piracicaba e Batatais, no interior paulista

Brasília – Ao todo, são três canais nas duas cidades. Desses, duas frequências já têm destinação para as rádios

Publicidade

O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou nesta quarta-feira (15) a autorização para funcionamento para mais três canais FMs para emissoras que estão no processo da migração AM-FM em duas cidades do interior paulista. Piracicaba conta com duas frequências (sendo que uma já tem destinação e outro está vago) e Batatais, que também já conta com destinação. Os termos aditivos que permitem a adaptação das outorgas foram publicados no Diário Oficial da União.

adstexto

Em Piracicaba, a atual Jovem Pan News AM 910 teve sua frequência FM autorizada para funcionamento neste ato do MCom. A emissora, que é afiliada da rede liderada pela Jovem Pan News AM 620 de São Paulo, vai ocupar o canal 99.5 FM. A estação está inserida na Classe A4 e espera, agora, o ato de liberação do RF. A cidade ainda conta com a frequência 88.1 FM, que não tem destinação.

Ainda no interior paulista, a cidade de Batatais também já tem um canal liberado para a efetivação da migração AM-FM. Trata-se da tradicional Difusora AM 1080, emissora que vai ocupar a frequência 88.3 FM. A emissora também já tem seu canal outorgado e ainda aguarda a liberação do RF.

Em julho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou mais uma lista de canais que irão abrigar emissoras que estão no processo de migração AM-FM na Grande São Paulo e cidades do interior do estado que estão mais próximas da capital, como Jundiaí e Ibiúna. Os canais já estão publicados no sistema Mosaico da Anatel, sendo que alguns contam com destinação de emissoras. Ao todo, são 25 canais em nove cidades, tendo a capital paulista entre elas. Os canais são em eFM (faixa estendida, iniciada em 76 MHz).

"Nas áreas urbanas, as emissoras AM sofrem com a interferência no sinal, o que gera ruídos. Queremos garantir que as rádios, importantes para suas comunidades, possam se manter prestando serviços com mais qualidade e diversidade na programação", argumenta o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.


Publicação da Rádio Difusora que indica o seu futuro canal em FM na região de Ribeirão Preto

Veja mais:
> Emissoras de Piracicaba tem seus canais divulgados após migração AM-FM
Anatel divulga novos canais do FM 2.0 para a Grande São Paulo e cidades próximas da capital paulista  
Anatel divulga Consulta Pública para novos canais do FM 2.0 para várias cidades do Sudeste, Sul e Norte
Anatel publica canais para migração AM-FM das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Piracicaba
Cresce a oferta de receptores FM que iniciam a partir de 76 MHz. AESP Talks lista modelos automotivos e portáteis

Os dials e a migração AM-FM:
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Colaboração de Luiz Fernando

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26099-anatel-divulga-autorizacao-de-funcionamento-para-canais-para-migrantes-am-fm-para-piracicaba-e-batatais-no-interior-paulista