Terça-Feira, 21 de Setembro de 2021 @ 10:47

Panorama: Ouro Verde FM se destaca em Curitiba. Massa FM, Caiobá e Jovem Pan FM avançam em audiência

Curitiba - 98 FM sustenta a vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa. Mundo Livre FM segue no top 5 em filtros comerciais

Publicidade

O mercado de rádio de Curitiba também acompanhou mais uma evolução da audiência FM local, pesquisa esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM curitibano apresentou uma alta consistente no volume de audiência concentrado no meio, chegando a uma média acima dos volumes normalmente registrados desde 2017. Várias emissoras puxaram a alta do rádio em Curitiba. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2021):

adstexto

Líder isolada e altas no top 5

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) tem apresentado uma estabilidade importante na medição de audiência se considerado o índice da FM desde o primeiro trimestre cheio de 2021 (janeiro a março). De lá pra cá, a atual líder geral tem conseguido manter uma boa distância para as demais concorrentes. E na atual medição a Massa FM oscilou para cima, o que tornou a situação da FM ainda mais confortável na manutenção de sua liderança de audiência. A 97.7 FM mantém essa condição desde maio do ano passado (trimestre fevereiro a abril/2020).

Destaque também para o avanço consistente no índice da Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo), sendo esse o segundo crescimento consecutivo em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso, a Ouro Verde FM renova agora o seu recorde de audiência em Curitiba, considerando períodos gerais e suas médias históricas.

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits), do mesmo grupo da Ouro Verde, defendeu a sua condição no top 3 ao avançar de forma positiva na medição, sendo o segundo crescimento consecutivo no índice da estação. As duas FMs aparecem um pouco mais próximas da 98 FM 98.9 (popular/hits), atual vice-líder geral.

Quem também avançou em audiência foi a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), movimento este que fez com que a rádio recuperasse a sua colocação no top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação cravou a sua melhor marca em filtros gerais, considerando as últimas três medições.

A Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) segue próxima do top 5, rádio que leva vantagem em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), onde sustenta a quinta colocação geral de audiência.

Mais destaques

A sequência do ranking no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com uma disputa acirrada pela oitava colocação geral, devido ao avanço observado no índice de audiência da Transamérica FM 100.3 (adulto/jovem-jornalismo/esportes). A movimentação do meio FM posicionou a rádio próxima da Rádio Gospel FM 89.3 (líder no formato religioso/gospel).

Antes, a Clube FM 101.5 (popular/hits) isolada na sétima colocação geral dos principais períodos da pesquisa. E a BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) é a estação que completa o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros da pesquisa.

E com uma média superior aos índices registrados nas pesquisas anteriores, a Rádio T FM 104.9 (popular/hits) retomou a condição de estação mais próxima do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: 98 FM e Mundo Livre FM avançam de novo em Curitiba. Massa FM segue líder de audiência

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26117-panorama-ouro-verde-fm-se-destaca-em-curitiba-massa-fm-caioba-e-jovem-pan-fm-avancam-em-audiencia