Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2021 @ 13:05

Em comemoração à Semana do Rádio, ACAERT realiza ações com alunos de escolas catarinenses

Florianópolis - Projeto “Rádio na Escola” envolve estudantes entre 10 a 15 anos com palestras, oficinas e debates

Publicidade

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) está realizando diversas ações de divulgação do meio Rádio, em virtude da Semana Estadual do Rádio que antecede o dia 25 de setembro, quando é comemorado o Dia do Rádio. Entre as ações, a associação está promovendo o “Rádio na Escola”, projeto que envolve estudantes entre 10 a 15 anos com palestras, oficinas e debates em escolas de todas as regiões do estado.

adstexto

Os alunos que participaram do projeto, também foram convidados a produzirem conteúdo em áudio na ação “Você pode! Cast”. A ACAERT instalou uma cabine estilizada que lembra um estúdio de uma emissora de rádio. A ideia é que os próprios jovens criem um programa e grave depois um podcast na cabine, despertando o interesse como ouvinte e até mesmo como futuros profissionais do meio.


Visita de alunos aos estúdios da Rádio Fraiburgo FM 95.1 de Fraiburgo (SC) / Crédito: Acaert

Em alguns municípios do estado, os alunos foram visitar os estúdios das emissoras, participando dos programas de entrevistas das rádios. “São dezenas de sementes plantadas no coração dos jovens sobre o interesse pelo rádio e tudo o que envolve essa paixão. Quem sabe, futuros profissionais que contribuirão para manter sempre acesa a chama do rádio, com seu poder extraordinário de se reinventar”, ressaltou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

Silvano também agradeceu os diretores e professores que se disponibilizaram a ajudar no projeto. “Somos gratos aos diretores e professores que, mesmo com as restrições da pandemia, souberam com criatividade e responsabilidade proporcionar o contato seguro dos estudantes com o mundo do rádio”, explicou o presidente.


Visita da Rádio Líder FM 107.5 em escola de Erval Velho (SC) / Crédito: Acaert

Série de ações

A campanha realizada pela ACAERT tem como o tema “Onde você estiver, o Rádio está lá”. O objetivo é mobilizar as emissoras que durante toda a semana veicularam spots e jingles na linguagem de cada perfil de programação, além de conteúdos relacionados ao tema. “Escolas, rádios, tvs, agências de propaganda e ouvintes. Todos estão sendo lembrados na Semana do Rádio”, explicou a vice-presidente de Relações, Governo e Mercado da ACAERT, Carolina Guidi, coordenadora da mobilização.

Para o presidente da ACAERT, Silvano Silva, a Semana Estadual do Rádio alcançou grande repercussão graças ao empenho e entusiasmo das emissoras associadas. A data foi tema de inúmeros conteúdos veiculados na programação das rádios, assim como nas redes sociais. Segundo o dirigente, uma participação coletiva só comparada a da campanha “Pense Grande: Pense Rádio, Pense TV”, o maior movimento de valorização da radiodifusão criado no estado pela ACAERT.

Semana Estadual do Rádio

O Dia Nacional do Rádio é comemorado no dia 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Roquette-Pinto, criador da primeira emissora no país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, a data ganhou uma semana por força de lei aprovada em 2021 pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Moisés no início deste ano. A Semana Estadual do Rádio entrou para o calendário oficial de eventos. 

Veja também:
> ACAERT promove ação especial voltada a Semana Estadual do Rádio


Uma das artes da ação "Rádio nas Escolas" da ACAERT

Com informações da ACAERT

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26125-em-comemoracao-a-semana-do-radio-acaert-realiza-acoes-com-alunos-de-escolas-catarinenses