Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2021 @ 10:47

Panorama: Atlântida retorna ao top 5 de audiência. Rádio Gaúcha e Caiçara crescem em Porto Alegre

Porto Alegre - 104 FM e Continental FM também auxiliam a alta de audiência do FM gaúcho na atual medição

Publicidade

O mercado de rádio da Grande Porto Alegre acompanhou nesta segunda quinzena de setembro mais uma atualização dos dados da audiência local, esta que é medida regularmente pela Kantar IBOPE Media. E a notícia é positiva: o meio FM gaúcho voltou a ampliar o seu volume de audiência, isso na comparação com a pesquisa anterior. A maioria das estações medidas apresentaram alguma oscilação positiva em seus índices. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2021):

adstexto

Líderes isoladas

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) foi novamente um dos principais destaques da evolução de audiência do rádio na Grande Porto Alegre. Isso porque a estação apresentou uma boa variação positiva em sua média de audiência, o que a mantém isolada na primeira colocação nos principais períodos da pesquisa. Na comparação com um período maior de pesquisas anteriores, há uma certa estabilidade nos números da 93.7 FM na Grande Porto Alegre e isso ocorre em patamar elevado de audiência.

Também é destaque a nova variação positiva no índice de audiência da Rádio Caiçara FM 96.7 (popular), estação que aparece isolada na vice-liderança em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e tem mantido um novo patamar de audiência na Grande Porto Alegre. 

Outra emissora que variou de forma positiva na comparação com a medição anterior foi a 104 FM 104.1 (popular/hits), estação que mantém sua posição no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) pela terceira medição consecutiva.

Novidade no top 5

A novidade entre as primeiras colocadas ficou por conta da Atlântida FM 94.3 (jovem/pop), estação que voltou a aparecer entre as cinco primeiras colocadas em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação ampliou sua média de audiência na comparação com a pesquisa passada e também aparece bem próxima da Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo, rádio que também variou de forma positiva e aparece em quarto geral). E a Atlântida salta para quarto geral em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) segue na disputa por uma colocação no top 5 e também não está distante das rádios Continental e Atlântida. Também vale a lembrança de que essas três FMs também não estão tão distantes para a 104 FM, presente no top 3.

Sequência 

A sequência do ranking FM em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) segue com várias estações de diferentes formatos com médias relativamente próximas, o que pode gerar mudanças de colocações a depender do filtro analisado. Uma FM não assinante puxa a fila, seguida de perto por Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) e Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop).

Na sequência, a Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) e Rádio 102.3 FM 102.3 (adulta/alternativa) avançaram e aparecem bem próximas desse “bolo” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Conforme destacado, devido à proximidade, há mudança no ranking a depender do filtro analisado. Exemplo: no 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) essas duas FMs avançam para o top 10.

A Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo) também se mantém próxima dessa disputa pelo top 10, com um recorte mais favorável à emissora nos filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). E no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora vê a aproximação da Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits) e Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop), estações que cravaram as suas melhores marcas de audiência.

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha e Caiçara seguem com os maiores volumes de audiência de Porto Alegre. 104 FM avança de novo

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26164-panorama-atlantida-retorna-ao-top-5-de-audiencia-radio-gaucha-e-caicara-crescem-em-porto-alegre