Segunda-Feira, 04 de Outubro de 2021 @ 15:10

Panorama: Paiquerê FM segue líder geral de audiência em Londrina. Folha FM está entre os destaques

Londrina - Rádio Paiquerê 91,7 participa de seu primeiro levantamento de audiência e aparece no top 5 em filtros gerais

Publicidade

O mercado de Londrina, uma das maiores cidades do interior do país (quarto maior em população no sul do país), também teve uma atualização do panorama da audiência de rádio no mês de agosto com a medição realizada pela Kantar IBOPE Media. A pesquisa chama a atenção por ser a primeira a ser feita após uma série de mudanças no dial FM local, devido a migração de várias AMs para a faixa FM. Os pesquisadores foram a campo entre os dias 16 e 23 de agosto deste ano. Acompanhe alguns recortes tendo o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base.

adstexto

Como um dos principais destaques na corrida pela audiência em Londrina, a Paiquerê FM 98.9 (popular/hits)  registrou uma boa diferença com relação às demais emissoras e segue na liderança isolada do ranking. Tradicionalmente a emissora popular costuma a aparecer na liderança de audiência de Londrina, considerando as últimas medições realizadas na praça. A Paiquerê FM mantém uma vantagem segura para a segunda colocada, uma não assinante da medição atual.

Também é destaque neste último levantamento o desempenho da Folha FM 102.1 (jovem/pop) que passou por reposicionamento em maio após ser adquirida pelo Grupo RIC. A rádio é a líder de audiência em seu formato de programação, ficando em terceiro no ranking geral 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Quem também apareceu em posição de destaque neste levantamento foi a Rádio Paiquerê 91,7 FM 91.7 (jornalismo/esportes). A migrante AM-FM já é apontada fechando o top 5 do ranking em Londrina em sua primeira aparição na atualização da Kantar IBOPE Media. Ela é seguida de perto da Massa FM 97.3 (popular/sertanejo).

Outro detalhe importante entre os dez maiores volumes de audiência em filtros gerais, a Alvorada FM 106.3 (religiosa/católica) também é destaque nesta última atualização da audiência em Londrina. A emissora religiosa já aparece próxima da Massa FM na sétima posição no ranking geral 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 15 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência de Londrina.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na região de Londrina: clique aqui.

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26191-panorama-paiquere-fm-segue-lider-geral-de-audiencia-em-londrina-folha-fm-esta-entre-os-destaques