Segunda-Feira, 11 de Outubro de 2021 @ 07:31

Panorama: Rádio Melodia, FM O Dia e JBFM seguem com os maiores volumes de audiência do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Super Rádio Tupi retoma crescimento de audiência em filtros gerais. Transamérica aparece no top 10 e Positividade FM avança

Publicidade

O Rio de Janeiro também acompanhou na última quinta-feira (7) mais uma atualização da evolução da audiência de rádio, pesquisa esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E, no geral, o FM carioca registrou um patamar muito próximo do índice cravado na pesquisa anterior, ou seja, revelando uma certa estabilidade nos números de audiência. Vários destaques foram observados nos filtros gerais, mercado que segue concentrando nas FMs líderes os maiores volumes de audiência no país. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/ trimestre julho a setembro de 2021):

adstexto

Movimentações no top 5

As colocações vistas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) vistas nas pesquisas anteriores foram mantidas na atualização da medição. Com isso, a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) manteve a liderança geral de audiência no Rio de Janeiro e região metropolitana, condição que também foi defendida em filtros comerciais, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). 

Praticamente sem mudanças em seu índice e contando com a movimentação do meio, a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) aparece mais próxima da líder Melodia na atual medição. Vale recordar que a 100.5 FM registra hoje um volume de audiência bem superior aos valores observados em 2020. 

Na sequência e completando o top 3 nos principais períodos da medição, a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) apresentou uma variação positiva em seu índice de audiência na comparação com a pesquisa passada, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Assim como as duas primeiras colocadas, a JBFM conta com uma média de audiência que supera os 200 mil ouvintes por minuto. 

Também é destaque o desempenho da Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes), rádio que apresentou a maior variação positiva entre as FMs posicionadas no top 5, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A estação completa o seleto grupo do rádio carioca que é dono dos maiores volumes de audiência do país, considerando a média por minuto.

A 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) completa o top 5 nos principais períodos da medição e variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior, sendo o segundo avanço consecutivo da estação em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

Estável, a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) manteve o seu novo patamar de audiência no Rio de Janeiro, conquistado após uma sequência de avanços consecutivos registrados desde o início do segundo semestre de 2020. Já em filtros comerciais, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a 98.1 FM voltou a imprimir um ritmo consistente de crescimento em audiência, estando hoje ainda mais próxima do top 5 do que da sequência do ranking FM.

A Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) segue posicionada na sétima colocação geral nos principais períodos da medição, mantendo uma vantagem segura para as demais FMs que aparecem na sequência do ranking. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a 102.1 FM praticamente não viu mudanças em seu índice na comparação com a pesquisa passada.

Ao variar de forma positiva em filtros importantes, a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) sustenta a oitava colocação geral de audiência no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de perto pela BandNews FM 90.3 (jornalismo), estação que leva vantagem no comercial 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) foi a emissora que apresentou a maior variação absoluta de audiência entre as dez primeiras colocadas, fato que a reposicionou no top 10 no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora puxa uma fila que contou apenas com resultados positivos na comparação com a pesquisa anterior, sendo rádios que cravaram marcas muito parecidas em filtros gerais.

Essa sequência conta com a Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional), Catedral FM 106.7 (religiosa/católica) e Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo), todas com volumes superiores ao que foi registrado na medição anterior. A CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) também está próxima.

Também é destaque o avanço no índice da Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-contemporâneo), emissora que aos poucos se aproxima desse bolo que disputa posições próximas ao top 10. Vale também mencionar que a Positividade FM apresentou o maior avanço de audiência da pesquisa em valores absolutos, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também: 
> Panorama: Rádio Melodia segue líder geral e 93 FM avança. BandNews FM e Novabrasil FM pulam para o top 10 no Rio de Janeiro

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26227-panorama-radio-melodia-fm-o-dia-e-jbfm-seguem-com-os-maiores-volumes-de-audiencia-do-rio-de-janeiro