Quarta-Feira, 13 de Outubro de 2021 @ 07:29

O Rádio Hoje | Curiosidade: No dial, o maior alcance nos EUA é da Lite FM. No streaming o posto é da Mega 979

São Paulo - Lite FM (WLTW-FM) alcança mais de 3 milhões de pessoas em apenas 30 dias e lidera a audiência com 8.3%, segundo dados da Nielsen

Publicidade

As rotinas de escutas do rádio nos Estados Unidos parecem estar cada vez mais próximas do que era observado no período pré-pandemia. O tudoradio.com já havia destacado que a audiência norte-americana é muito ligada aos deslocamentos da população e os volumes de escutas já estão em um patamar similar à 2019, mas o que agora chama a atenção dos analistas é a distribuição dessa audiência entre os formatos de rádio. Exemplo: a pandemia da covid-19 chegou a tirar da famosa Lite FM 106.7 o posto de maior audiência de Nova York, porém a estação já retomou essa condição. Porém existem novidades no ar: a Mega 97.9 aparece como dona do maior alcance de streaming entre as rádios dos EUA. Acompanhe:

adstexto

Os números obtidos pela Lite FM (adulto-contemporâneo) durante a pandemia seguiram em patamares elevados, mas não em sua melhor fase. Agora, de acordo com os dados mais recentes da medição Nielsen Audio, a emissora parece retomar a sua melhor fase pré-pandemia. Para se ter ideia dos números obtidos pela WLTW-FM, a estação nova-iorquina alcança 3.150.000 de pessoas em apenas 30 dias no mercado de Nova York, isso sem considerar os alcances obtidos por ela nos mercados vizinhos, como Nova Jersey e Long Island, onde a estação também está entre as líderes em alcance e audiência.

Maior mercado dos Estados Unidos, Nova York ainda conta com outras quatro rádios com alcances que superam mais de 2 milhões de pessoas diferentes em cada FM, são elas: WKTU FM 103.5 (Hot AC), Z100 FM 100.3 (CHR), CBS FM 101.1 (Classic Hits) e a novidade New FM 102.7 (Hot AC, que chegou ao seu melhor patamar de audiência e alcance desde a sua mudança de projeto, ocorrida em 2018). Los Angeles também conta com rádios com alcances que superam a marca de 2 milhões de pessoas diferentes, dados vistos nos números da KOST FM 103.5 (adulto-contemporâneo) e na MyFM 104.3 (Hot AC). A famosa KIIS FM 102.7 (CHR) também está se aproximando dessa marca. 

Os Estados Unidos contam com 45 emissoras com alcances que superam a marca de 1 milhão de pessoas diferentes em 30 dias, segundo o top 50 Cume da Nielsen Audio. Nesse bolo estão rádios de mercados como Nova York, Los Angeles, Chicago, Houston, Dallas, San Francisco e Phoenix. Detalhe: não são somados os mercados, ou seja, esses alcances ainda podem ser maiores. Exemplo: o número do ranking não soma praças diferentes próximas, como San Francisco e San Jose. Ou o caso de Nova York, que conta com os rankings de Middlesex-Somerset-Union (NJ) e Nassau-Suffolk (NY).

Entre os formatos das estações, a seleta lista das 45 acima de 1 milhão em alcance conta com FMs CHR (pop, top 40), AC (adulto-contemporâneo), Hot AC, Classic Hits, Rhythmic AC, Classic Rock, Spanish Tropical, Adult Hits, News, Spanish Contemporary, Alternative, Hip Hop/R&B, Regional Mexican, Sports e Rhythmic CHR.

Apesar da forma de medição ser diferente, é possível traçar um paralelo com a situação brasileira quando o assunto é alcance das estações. Mercados como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte contam com estações cujo alcance mensal superam a marca de 1 milhão de pessoas diferentes, em pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media. Só na capital paulista, maior mercado do país, é comum observar 5 FMs acima de 2 milhões e 19 FMs acima de 1 milhão. E o maior alcance do rádio brasileiro foi registrado recentemente, através do número obtido pela FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), acima de 3 milhões em 30 dias.

Igual nas plataformas de streaming on-demand?

Recentemente o tudoradio.com destacou o avanço considerável do gênero musical latino nas plataformas de streaming, o que também é impulsado pela forte presença dessas produções em rádios dedicadas ao estilo nos Estados Unidos. E os cenários parecem seguir uma mesma tendência em ambientes digitais. Com dados do Nielsen Audio, o portal norte-americano Inside Radio destacou o desempenho da Mega 979 FM 97.9 de Nova York, rádio que é atualmente a dona da maior audiência on-line de rádio nos Estados Unidos.

Segundo a Nielsen, a Mega 979 teve um fluxo semanal de 272.500 (12+ MS 6h-12h), o que garante a liderança com larga vantagem na comparação com outras estações, independente do idioma ou do formato. Ainda segundo a reportagem do Inside Radio, as outras audiências on-line de destaque estão com as rádios WFAN-AM 660 / FM 101.9 de Nova York (esportes), WIP FM 94.1 da Filadélfia (esportes), WCBS AM 880 de Nova York (all-news) e WINS AM 1010 de Nova York (notícias).

Novamente sobre a Mega 979, a emissora também vai bem no dial, figurando entre as cinco maiores audiências de Nova York e um alcance mensal que supera 1.7 milhões de pessoas. Outras rádios de gêneros latinos também se destacam no mercado nova-iorquino, como Amor FM 93.1 e La X FM 96.3.

Conforme destacado anteriormente pelo tudoradio.com, no Brasil, esse formato latino que conta com parcerias de artistas nacionais e é impulsionado pela música Pop, passou a ter um espaço exclusivo em algumas emissoras, refletindo o avanço do gênero através dos serviços de streaming. O programa DALE, produzido pela Rádio Latina Brasil, é um deles, presente em mais de 20 estações (98 FM 98.9 de Curitiba, Hits FM 103.1 do Recife, 99 FM 99.9 de Taubaté, Nova FM 93.1 de São Luís, Morada FM 95.5 do Litoral Norte Paulista, Interativa FM 101.7 de Avaré, entre outras). 

Veja também:
Kantar IBOPE Media aponta crescimento no consumo de rádio. Meio alcança 80% dos brasileiros
Rádio amplia significativamente o alcance de campanhas feitas em serviços de streaming de áudio
> Rádio FM/AM segue dominando entre as plataformas de áudio que possuem anúncios

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26234-curiosidade-no-dial-o-maior-alcance-nos-eua-e-da-lite-fm-no-streaming-o-posto-e-da-mega-979