Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 @ 07:30

Com desligamento do FM analógico adiado para 2032, Reino Unido volta a intensificar campanhas sobre o rádio digital

São Paulo - Campanha tem foco no público de idade mais avançada, parcela que tem a menor adesão à recepção de rádio digital no Reino Unido

Publicidade

Foi lançada neste mês de outubro uma nova campanha de divulgação do DAB+ no Reino Unido, sistema de rádio digital em transmissão terrestre adotado por vários países europeus. A ideia é ampliar a cobertura das transmissões digitais das emissoras entre o público de idade mais avançada, faixa etária menos aderente à nova tecnologia. O rádio inglês já conta com uma forte parcela da audiência concentrada em canais digitais, mas a grande concentração de público nas ondas analógicas de FM tem forçado o setor a revisar os prazos de desligamento desse serviço no Reino Unido.

adstexto

A nova campanha lançada pela indústria de rádio terá como intenção de educar e orientar as audiências ainda presentes na faixa FM sobre a possibilidade de acompanhar as estações através de canais digitais. No guarda-chuva digital estão as transmissões via ondas terrestres do DAB + (radiofrequência) e streaming de áudio. As peças falam de aplicativos em dispositivos conectados e também smart speakers (caixas de som com inteligência artificial).

O material pega como tema central 'Enigmas do Rádio Digital', como uma "solução de problemas" sobre o caso, já que são consideradas três barreiras comuns que os ouvintes de idade mais avançada encontram no acesso ao conteúdo de rádio digital. A mensagem passada pela campanha tranquiliza os ouvintes de que ouvir rádio digital é 'menos enigmático e mais óbvio'.

A campanha foi criada a partir de uma pesquisa do setor, que descobriu situações como: apenas 25% dos ouvintes com 60 anos sabem ouvir um podcast em seu smartphone; apenas 28% sabem pedir à sua smart speaker para tocar uma estação de rádio; e apenas 24% sabem ouvir rádio em uma caixa de som bluetooth.

Segundo uma reportagem veiculada pelo portal RadioToday, a pesquisa, que foi encomendada pela DRUK e conduzida pela Tony Laverty Consulting, também confirmou baixos níveis de compreensão em todas as idades sobre a diferença entre DAB e DAB + (este último uma versão mais recente da transmissão de rádio digital adotada especialmente por mercados europeus como o Reino Unido). 


Uma das artes da campanha de promoção sobre o Rádio Digital

“Ouvintes mais velhos permanecem críticos para o setor de rádio, respondendo por quase 40% de toda a escuta de rádio, mas há muito mais do que pode ser feito para ajudá-los a obter o máximo do rádio digital . Às vezes, o problema é a disposição dos ouvintes mais velhos de admitir que não sabem baixar conteúdo de áudio digital", afirma Ford Ennals, CEO da Digital Radio UK, em reportagem do britânico RadioToday.

O desafio de contar com as audiências de faixas etárias mais elevadas em canais digitais de rádio escancarado pelo mercado britânico pode ser um indicador importante para outros mercados, como o Brasil. Independente de não contar com transmissões de rádio digital via ondas terrestres por aqui, a situação exposta por pesquisa no Reino Unido pode responder algumas perguntas sobre como ampliar as audiências concentradas nos streaming de áudio das estações de rádio brasileiras. No Brasil, o áudio on-line tem servido de complemento importante da operação de rádio no dial.


Assista acima uma das peças da campanha de fortalecimento do radio digital

The Digital Radio Conundrums, ou seja, Os Enigmas do Rádio Digital foi produzido pela Fresh Air Productions e dublado por Vicki Blight. Os ativos de mídia social foram criados por Heart and Minds e Paul Collins-Reddin. A campanha será veiculada em estações comerciais por quatro semanas.

Desligamento do FM analógico foi adiado para 2032

Conforme noticiado em 2020 pelo tudoradio.com, apesar do avanço do DAB +, rádio analógico em AM e FM tem seu desligamento adiado para 2032 no Reino Unido. A intenção original era de que o desligamento ocorresse em 2015, mas a data foi postergada em vários momentos, chegando a meta de efetivar o encerramento do FM analógico em 2032. Com isso, os ouvintes de rádio no Reino Unido continuarão recebendo sinais em FM e AM analógicos por mais uma década.

O processo de digitalização do rádio europeu considera dois pontos importantes: cobertura de sinal disponível no modelo digital e a parcela de audiência concentrada nas novas faixas. O avanço dos ouvintes no Reino Unido é significativo para o modelo digital, sendo mais acentuado nos últimos anos. Porém, 40% de todas as escutas de rádio ainda estão nas faixas analógicas.

No ano passado, na época do anúncio sobre o novo prazo de desligamento do FM, com cerca de 60% da audiência já concentrada em DAB +, o regulador de mídia Ofcom informou que renovaria todas as licenças analógicas comerciais por mais uma década. A última previsão de desligamento estava indicada para o próximo ano (2022), quando essas licenças seriam expiradas. Se o analógico continuar relevante em 2030, é possível que o prazo de desligamento seja novamente adiado.

O rádio no Reino Unido é extremamente relevante para a população local, tendo um alcance semanal que oscila entre 87% a 89% segundo medições mais recentes da RAJAR. Essas mesmas pesquisas também apontam um avanço consistente do digital, com o DAB+ ultrapassando as escutas analógicas no início de 2020.

Veja também:
> Nielsen: Rádio segue forte na Noruega em audiência e investimento publicitário
> Mais ecológico, rádio digital cresce na Alemanha e é consumido por mais 60% das famílias
> Sistema possibilita personalizar formato e grade musical de uma estação de rádio

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26275-com-desligamento-do-fm-analogico-adiado-para-2032-reino-unido-volta-a-intensificar-campanhas-sobre-o-radio-digital