Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2021 @ 10:49

Panorama: Atlântida FM e Rádio 92 avançam no top 5 de audiência. Rádio Gaúcha segue líder em Porto Alegre

Porto Alegre - Rádio Mix FM avança de audiência e ganha posições no top 10. Rádio Caiçara segue vice-líder isolada

Publicidade

A corrida pela audiência na Grande Porto Alegre foi agitada, com algumas novidades nos principais filtros da medição. A pesquisa, que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media, apontou uma leve variação no volume de audiência do FM gaúcho, mas este que segue em patamar mais elevado do que no índice observado antes da elevação vista na medição anterior. Vários destaques foram observados, com mudanças no top 5 e também no top 10. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2021):

adstexto

O que não muda…

A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) segue sozinha na liderança geral de audiência nos principais períodos da medição, contando também com uma vantagem segura para as demais estações medidas na Grande Porto Alegre. O volume de audiência registrado em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) está ligeiramente abaixo do que a FM costuma registrar, mas assim como a média geral do FM, esse índice ainda é superior em relação à atualização feita em agosto passado (duas pesquisas atrás). 

Também não muda muito a condição da Rádio Caiçara FM 96.7 (popular), rádio que praticamente não viu variações em seus números na comparação com a pesquisa anterior. Isso mantém a FM isolada na vice-liderança geral de audiência e com uma vantagem segura para as rádios que aparecem na sequência do ranking FM. 

O que mudou…

Após avançar novamente para o top 5 na medição anterior em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) manteve a sua trajetória de alta em audiência e ganhou mais uma posição. A rádio aparece agora em quarto geral e bem próxima da 104 FM 104.1 (popular/hits), estação que completa o top 3 em filtros gerais.

Na sequência, outra novidade em Porto Alegre: a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) ampliou a sua média de audiência em relação à medição anterior e avançou para o top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A situação é definida nos detalhes, já que a média registrada pela 92 é muito próxima do índice obtido pela Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo). E essas duas FMs também não estão distantes da disputa pelo top 3 em filtros gerais.

Mais destaques

A Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) também foi um dos destaques da atual medição e aparece na sequência do ranking em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio apresentou uma boa variação positiva em seu índice na comparação com a medição anterior, sendo seguida pela Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) e uma FM não assinante da medição.

Rádios como Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) e Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também com médias próximas do índice obtido pela Rádio Mix FM. Ou seja, a depender do filtro de audiência analisado pelo mercado é possível mudanças de posições na sequência do top 10. 

Essas mudanças de posições entre top 10 e 15 também afetam as emissoras Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) e Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), que aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para se ter uma ideia, a 88,7 FM está à frente de um FM não assinante e da Grenal em filtros de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). A Rádio Pampa também avança neste caso, à frente da 95.9 FM.

Voltando ao 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), as rádios Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) e Eldorado FM 104.9 (popular/hits) continuam evoluindo e já aparecem um pouco mais próxima do "bolo de rádios" que disputam posições na sequência do top 10 em filtros gerais.

Veja também: 
Panorama: Atlântida retorna ao top 5 de audiência. Rádio Gaúcha e Caiçara crescem em Porto Alegre

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26293-panorama-atlantida-fm-e-radio-92-avancam-no-top-5-de-audiencia-radio-gaucha-segue-lider-em-porto-alegre