Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2021 @ 13:02

BandNews FM passa a transmitir Projeto Comprova semanalmente em sua programação

São Paulo - Iniciativa investiga a veracidade de notícias publicadas nas redes sociais

Publicidade

A BandNews FM 96.9 de São Paulo está com uma novidade em sua programação. A emissora jornalística controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação inseriu em sua grade o Projeto Comprova, que vai ao ar todas às quintas-feiras. O Projeto Comprova reúne jornalistas de 33 diferentes veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre políticas públicas, processo eleitoral e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

adstexto

A iniciativa nasceu na eleição presidencial de 2018 e já reúne 33 veículos de comunicação, incluindo os do Grupo Bandeirantes. Em julho de 2021, os participantes decidiram também iniciar a verificação da desinformação envolvendo possíveis candidatos à presidência da República.

O projeto, que passa a fazer parte da programação da BandNews FM, investigou recentemente uma notícia falsa que chegou ao público, através de uma postagem no Telegram, que a vacina da Pfizer tem micropartículas contaminantes. A informação foi comprovada como falsa pelo projeto.

Segundo a verificação feita pela equipe do Comprova, a postagem não é verídica e vai contra os preceitos básicos da OMS para definir o uso emergencial de imunizantes, como eficácia e segurança. A própria Pfizer, a Anvisa e especialistas afirmaram que o conteúdo é enganoso e ressaltaram que as vacinas passam por processos rigorosos antes da liberação.

No site do Projeto Comprova https://projetocomprova.com.br/ há outras notícias que foram verificadas pela equipe de jornalistas se são verdadeiras ou falsas.

Veja mais:
> BandNews FM completa 16 anos no ar em Salvador e veicula programação especial

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26294-bandnews-fm-passa-a-transmitir-projeto-comprova-semanalmente-em-sua-programacao